Ao escolher uma variedade de uma árvore frutífera para plantio em seu próprio local, é necessário levar em conta não apenas as características de sabor da fruta, rendimento e outras qualidades comerciais, mas também a regionalização, ou seja, condições climáticas adequadas para o cultivo desta espécie.
Residentes da faixa intermediária da parte européia da Rússia são sempre mais fáceis de escolher a opção apropriada do que os jardineiros em regiões mais frias, mas também devem dar preferência a variedades com boa resistência ao inverno.
O Pear Miracle, que será discutido nesta revisão, atende a esse requisito e tem muitas outras vantagens que merecem atenção.
História de criação e região de criação de variedades
Milagre - uma variedade muito jovem. Foi criado na região de Tambov com base na Instituição Científica Estadual “Instituto de Pesquisa da Rússia para Genética e Seleção de Fruteiras, em homenagem a I. V. Michurina ”, que, como você sabe, é a mais antiga escola de seleção genética de frutas da Federação Russa.Os autores da variedade - S.P. Yakovlev, A. Gribanovsky, N. Saveliev, E.N. Dzhigadlo e V. Chivilev - estabelecem o objetivo de obter uma pera de alto rendimento e resistente ao gelo, ideal para o cultivo na zona intermediária da parte européia da Rússia. Para esse fim, os cientistas cruzaram o amanhecer e a beleza de Talgar.
Você sabe As incríveis habilidades de I. Michurin são lendárias. Dizem que um grande criador poderia reviver uma planta moribunda simplesmente conversando com ele; cães de guarda nunca latiam para um cientista, e os pássaros sentavam-se facilmente na palma da mão.
O híbrido obtido como resultado de um experimento adquirido desde a primeira fertilidade "progenitora", bem como o aroma e a estrutura refinada da polpa de pera; a partir do segundo, além da resistência do inverno, - uma característica característica alongada e cor âmbar da fruta.
No Registro Estadual de Plantas da Federação Russa, o País das Maravilhas foi incluído em 2004 (o pedido foi apresentado três anos antes) e recomendado para cultivo na região da Terra Negra Central como uma variedade de pêra no inverno.
Além da Rússia, onde essa variedade é distribuída principalmente nas regiões de Moscou, Leningrado, Voronezh e Yaroslavl, a Miracle Maker também se enraizou nos países vizinhos, em particular na Moldávia, Bielorrússia, Ucrânia e Cazaquistão.
Descrição e característica
Tradicionalmente, a descrição de qualquer variedade de árvore frutífera inclui as características botânicas da árvore, bem como a qualidade comercial da fruta, porque ambas desempenham um papel na decisão de plantar uma planta em sua área.
Descrição da árvore
A Árvore do Milagre se distingue pelos seguintes recursos:
Altura | 2,5–3 m (camada intermediária) |
Coroa | Piramidal, compacto, espessamento médio |
Casca | Marrom com um tom marrom, tubérculos (lentilhas) pequenos |
Ramos | Liso, grosso, liso |
Rim | Pequenos, compactos, simétricos, na base têm a forma de um cilindro, afunilando para o final na forma de um cone |
Folhas | Verde saturado, fosco. A forma é ovóide com uma extremidade pontiaguda e pequenos dentículos ao longo das bordas. A placa é plana e lisa, dobrada no ápice. Veias não são claramente visíveis |
Petiole | Curto |
Stipules | Sob a forma de um furador |
Esquecimento | Média |
Flores | Pequeno, branco, com cinco pétalas |
Você sabe Springerle (Springerle) - o famoso biscoito alemão com uma imagem em relevo - é preparado com tábuas de moldagem especiais, tradicionalmente feitas apenas de madeira de pêra.
Descrição da fruta
Entre as características da variedade Pérolas do País das Maravilhas, é necessário destacar os seguintes pontos principais:
Formulário | Truncado-cônico, alongado. O funil está na forma de um cone cego, o pires é médio. |
Dimensões | Muito grande, em média 130-200 g |
Cor da pele | Verde com um barril rosa embaçado, mas no processo de amadurecimento muda para amarelo âmbar. O funil pode estar ligeiramente enferrujado. |
Estrutura de casca | Denso, liso, ligeiramente tuberoso, coberto com um revestimento de cera brilhante. Os pontos subcutâneos são claramente visíveis. |
Cor da polpa | Branco leitoso |
Estrutura de celulose | Macio, muito suculento, semi-oleoso, de média densidade e areia |
Sementes | Marrom-marrom, tamanho médio e cilíndrico em pequenas câmaras fechadas |
Pedúnculo | Comprimento médio, curvado a um ângulo de 75 ° em relação ao feto |
Gosto | Ausência de agridoce, com um aroma frutado pronunciado, viscosidade e adstringência. Teor de açúcar - 9,6%, ácido - 7,9% |
Classificação de degustação (em uma escala de cinco pontos) | 4,3 |
O momento da floração e frutificação
Como outras peras na estação de amadurecimento do outono, o Miracle Maker começa a florescer por volta do início de maio, quando a probabilidade de geadas no final da primavera já é baixa. A colheita atinge maturidade técnica no início de setembro, biológica - após cerca de 2 semanas.Normalmente, as peras desta variedade são removidas em verde e deixadas para amadurecer por 30 dias. Isso permite proteger a colheita contra derramamento e prolongar sua vida útil.
Uma muda jovem começa a dar frutos aproximadamente no quinto ano após o plantio, o que é considerado um bom indicador para uma pera e, com muito cuidado, pode durar de 5 a 7 décadas.
Estabilidade da classe
O milagre tem excelente resistência ao inverno. Durante os testes de melhoramento, a árvore foi congelada em condições de laboratório a uma temperatura de -38 ° C, o que é praticamente irreal para a faixa do meio, para a qual a variedade é orientada.
O resultado foi muito impressionante: o córtex e os principais tecidos de Milagres não sofreram nenhuma geada, e o tecido educacional (a chamada camada cambial) foi apenas ligeiramente afetado.
Importante! A característica reivindicada da variedade como resistente ao inverno causou as tentativas de alguns jardineiros de plantar a Mulher Milagrosa em regiões com invernos obviamente mais severos do que os autores da variedade planejada. As experiências não tiveram êxito: a madeira de pera foi severamente danificada pela geada.
Boa imunidade O Miracle também possui doenças e pragas por fungos; em particular, sarna, ferrugem e zumbido de pêra - os piores inimigos do pomar - quase nunca atingem essa variedade.
A resistência da árvore a condições climáticas adversas é outro mérito dos autores do País das Maravilhas.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Entre as vantagens incondicionais do Miracle Maker, os jardineiros observam:
- despretensiosidade à composição do solo e às condições climáticas;
- árvore compacta;
- alta resistência ao inverno;
- resistência a doenças e pragas;
- produtividade consistentemente alta sem periodicidade no rolamento;
- início precoce de frutificação;
- durabilidade das árvores, mantendo indicadores de produtividade;
- adequação da colheita para armazenamento a longo prazo;
- finalidade universal do fruto.
- As desvantagens da variedade incluem:
- trituração de frutas na ausência de racionamento;
- tendência a coroas espessadas (crescimento rápido de brotos pequenos);
- características de sabor relativamente baixas;
- falta de auto-fertilidade (é necessário plantar junto com os polinizadores).
Características do plantio de mudas de variedades de peras País das Maravilhas
O plantio de qualquer árvore frutífera deve ser abordado com grande responsabilidade, porque, diferentemente das safras anuais, nesse caso, a frutificação deverá ser esperada por um período muito longo, o que significa que erros cometidos no início custarão muito mais ao jardineiro.
Seleção de tempo e assento
A pêra deve ser plantada em local aberto, bem iluminado e aquecido, de preferência no lado sul do local. Nesse caso, a árvore será protegida o máximo possível dos ventos do norte, que são especialmente perigosos nos primeiros anos de vida.
Não deve ser permitido que o solo no local escolhido para o plantio esteja alagado; portanto, as águas subterrâneas, se estiverem muito próximas da superfície da terra, devem primeiro ser desviadas.
A composição do solo para o Miracle não importa, no entanto, em solos argilosos pesados ou em terras alcalinas, a árvore cria raízes e não se desenvolve bem. A melhor opção é chernozem, arenito ou barro com uma reação neutra ou levemente ácida.
Milagre - uma árvore é muito compacta, por isso será suficiente para fornecer uma distância entre ela e outras plantas altas dentro de 4-5 m.
Você sabe Antes de o tabaco aparecer na Europa, fumava folhas de pera.
Quanto às datas de plantio, duas opções são possíveis aqui: primavera, por volta de meados de abril ou outono, depois que as folhas caem.Jardineiros experientes consideram a segunda opção mais preferível, pois permite que as mudas se enraízem suficientemente até o ponto em que sua parte acima do solo começa a se desenvolver ativamente e requer uma grande quantidade de nutrientes.
Preparando o local e mudas para o plantio
Antes de começar a plantar uma árvore, a área selecionada deve ser limpa de pedras, detritos e ervas daninhas. Então você pode começar a preparar o poço. É sempre necessário prepará-lo com antecedência, para que a terra no fundo tenha tempo para "crescer" com os microorganismos necessários e, assim, se tornar mais adequada ao sistema radicular em desenvolvimento.
Você não precisa cavar um buraco grande demais para uma pêra; aproximadamente 70 a 80 cm de profundidade e aproximadamente o mesmo tamanho de diâmetro são suficientes. As únicas exceções são os casos em que a terra no local é inundada: em tal situação, o poço precisa ser aprofundado e uma drenagem feita de tijolos quebrados, pedras ou peneiras colocadas no fundo.
A terra extraída ao cavar um buraco é dividida em duas partes - a parte superior fértil e a parte inferior infértil. Ao plantar, apenas a primeira parte será usada, a segunda poderá ser removida imediatamente do local ou usada para trabalhos não relacionados à agricultura.Para enriquecer o solo com os nutrientes necessários e atingir o volume desejado, a terra é misturada com os seguintes componentes adicionais:
- composto ou estrume apodrecido - 30–40 l;
- superfosfato duplo - 500 ml;
- nitrato de amônio - 250 ml;
- sal de potássio - 125 ml;
- cinza de madeira - 500-700 ml.
Outro ponto que deve ser levado em consideração na preparação do local para o plantio é a presença de polinizadores.
Importante! A mulher milagrosa não pertence a peras auto-férteis, o que significa que, na ausência de árvores vizinhas florescendo no mesmo período de tempo, o jardineiro não espera uma boa colheita de peras.
Os polinizadores verificados para Miracle são as seguintes variedades de peras:
- Memória de Yakovlev;
- Extravagância;
- Filha do amanhecer;
- Talgar beleza.
O processo de plantio de mudas jovens
Quando o poço e o solo para as mudas são preparados, o processo de plantio não é particularmente difícil e, passo a passo, é assim:
- Forme uma colina de 2-3 baldes de solo fértil no fundo do poço.
- Dirija um suporte de madeira para uma muda no centro da colina.
- Coloque as mudas no lado norte da colina, apontando o local da vacinação para o sul e espalhando cuidadosamente os processos radiculares nas encostas.
- Encha a cova com terra até o nível quando o colo da raiz da muda permanecer 5-6 cm acima do solo.
- Bata no chão ao redor das mudas.
- Encaixe uma árvore em um suporte.
- Despeje 2-3 baldes redondos do círculo aquecido com um pouco de água morna e previamente defendida, deixe de molho no solo.
- Adicione a quantidade necessária de terra até que o colo da raiz esteja nivelado com a superfície.
As regras para o cuidado da variedade de pêra Miracle
Cuidar de um país das maravilhas despretensioso não é particularmente difícil, mas isso não significa que a árvore plantada cresça e dê frutos sem a participação de um jardineiro.
Cortar e moldar a coroa
A característica botânica da variedade Wonderland é o poder de crescimento muito intenso dos brotos jovens, razão pela qual eles começam a interferir um com o outro, e a pêra não tolera o sombreamento da coroa.
Portanto, a poda regular e oportuna deve ser realizada, especialmente porque uma pera corrida sempre pode ser muito difícil de colocar em ordem: por um lado, a poda cardinal pode afetar adversamente a colheita este ano (a pera está passando por um procedimento muito difícil) e, por outro - depois Nesse caso, uma árvore literalmente diante de nossos olhos está coberta de inúmeras copas (brotos que não dão frutos), que precisam ser constantemente removidas.
Importante! A poda das árvores é melhor realizada no final do inverno ou no início da primavera (antes do início do fluxo ativo de seiva), escolhendo um dia seco e ensolarado para isso. Os especialistas também recomendam que esse evento seja realizado na fase da lua minguante, pois, nesse momento, a parte aérea das plantas praticamente não se desenvolve.
A formação do milagre é melhor realizada de maneira diferenciada. Para fazer isso, a partir do terceiro ano de vida, a muda começa a criar o esqueleto certo de acordo com o seguinte esquema: aproximadamente no mesmo nível do solo, são distinguidos 2-3 ramos laterais mais fortes, direcionados em direções opostas em um ângulo obtuso, e os processos restantes são removidos.No próximo ano, os ramos filhas são formados da mesma maneira nos processos laterais e, com o tempo, o segundo e todos os níveis subsequentes de novos brotos laterais são selecionados no tronco, selecionados de acordo com o mesmo princípio. A distância entre as camadas deve ser de pelo menos 50 cm.
Além da formação, para as peras também é necessário realizar podas sanitárias e antienvelhecimento. O primeiro envolve a remoção de todos os piões, bem como galhos congelados, secos, danificados e interferentes. É necessário cortar os galhos que crescem em ângulo agudo ao tronco - eles, por via de regra, não dão bons frutos.
A poda rejuvenescedora é realizada em árvores adultas, cuja copa cresce tanto que já é impossível alcançar seus galhos superiores. Nesse caso, todas as ramificações são simplesmente reduzidas para o comprimento necessário.
Freqüência de rega
Árvores frutíferas adultas não precisam de rega frequente.
Requisito crítico de umidade para uma pêra apenas três vezes durante a estação:
- Na primavera, quando os processos de vegetação começam após a hibernação (no entanto, nesse momento, o solo geralmente fica bastante úmido depois que a neve derrete e chove na primavera, portanto, você precisa regar a árvore somente após um inverno sem neve e uma primavera árida).
- Após a floração, durante a formação dos ovários e a colheita futura.
- No final do outono, quando a umidade forte do solo é destinada a proteger o sistema radicular da hipotermia em solo seco e congelado.
A quantidade de água é calculada da seguinte forma:
Período de rega | O volume de água por árvore |
Primavera e verão | 10 litros para cada metro cheio de crescimento de árvores |
Outono (rega de inverno) | 15 litros para cada metro completo de crescimento de árvore |
Os parâmetros indicados são condicionais e calculados sem levar em consideração a umidade inicial do solo, portanto, na prática, eles podem ser ajustados para baixo.
Quanto às mudas jovens, para elas a seca do verão pode ser um teste difícil; por outro lado, eles não precisam de rega especial no estágio de amadurecimento.
Portanto, antes de a árvore entrar na fase de frutificação, ela precisa ser regada à medida que o solo seca, lembrando que a fraca rega superficial das árvores não atinge seu objetivo, pois a água não penetra fundo o suficiente no solo, mas a estagnação da umidade na terra é prejudicial ao sistema radicular árvore jovem.
Esquema de fertilizantes
Os fertilizantes sob uma pêra podem começar a ser aplicados não antes de um ano após o plantio. Tradicionalmente, o enriquecimento da primavera com nitrogênio deve ser planejado; no outono, o fertilizante deve ser potássio e fósforo. Os orgânicos podem ser introduzidos na primavera e no outono, sob escavação profunda.No entanto, um excesso de fertilizante para uma pêra não é menos perigoso do que sua falta; portanto, jardineiros experientes aconselham a executar esses procedimentos não todos os anos, mas a cada 2 anos para fertilizantes orgânicos e potássicos, uma vez a cada 4 anos - para fertilizantes fosfatados.
Importante! O nitrogênio é necessário para a árvore durante os primeiros 3 anos após o plantio, então a quantidade desse elemento na cobertura deve ser drasticamente reduzida.
A quantidade de fertilizantes minerais por 1 m² de área (o sistema radicular de uma pera adulta cobre uma área de cerca de 8 m², em uma árvore de quatro anos esse número é a metade) é determinada pelos seguintes padrões:
O nome da droga | Dose recomendada, g |
Nitrato de amônio | 20 |
Uréia | 15 |
Superfosfato | 20 |
Farinha de fosforito | 35 |
Sulfato de potássio | 20 |
Cloreto de potássio | 20 |
Cinzas de madeira | 700 |
Ammofoska (nitroammofoska) | 75 |
Sulfato de zinco | 10 |
Em geral, acredita-se que a proporção dos principais nutrientes de uma pera deve ser determinada pela fórmula:
- nitrogênio - 3 partes;
- potássio - 4;
- fósforo - 1.
Prevenção e proteção contra pragas e doenças
Mesmo as variedades de árvores com maior imunidade podem ser afetadas por várias doenças e pragas, especialmente se você não se importa com o jardim. Em particular, o Criador de Milagres, como outras peras, pode sofrer de tais infortúnios:
Doença | Pragas atacando uma pêra |
crosta | traça de pêra |
oídio | folheto gelado |
moniliose (podridão de frutas) | espinheiro |
fungo de fuligem | carrapatos (galha, fruta marrom) |
citosporose (podridão do tronco) | toupeira |
septoria (manchas brancas) | faia de frutas |
podridão cinza | Mosca de cereja (pálida, viscosa) |
filosticose (manchas marrons) | bicho da seda em anel |
câncer preto | pulgões |
ferrugem | mosca da fruta |
sulco | sarna (pêra, folha) |
bacteriose | mariposa (outono, bolso cinza) |
queima bacteriana | colheres (cinza escuro cedo, piramidal) |
proliferação (crescimento) | psi atirador |
doença do mosaico |
Existem duas formas tradicionais de combater doenças e pragas do pomar - tratamento de um problema já surgido e prevenção de sua ocorrência. O primeiro método, embora envolva uma reação pontual a um patógeno específico, ainda é considerado menos eficaz, porque:
- Geralmente envolve o uso de drogas potentes (fungicidas, inseticidas, acaricidas), enquanto medidas preventivas podem ser fornecidas com o uso de agentes menos tóxicos, inclusive biológicos, que não prejudicam nenhum ser vivo, exceto o patógeno contra o qual são direcionados.
- O desenvolvimento das principais doenças fúngicas e os ataques das pragas mais perigosas ocorrem em determinados momentos, determinados pelo ciclo biológico de desenvolvimento do patógeno correspondente e, em regra, esses períodos ocorrem no meio do verão e nos períodos posteriores. O tratamento com pesticidas de uma pêra, no qual os ovários já se formaram, de uma maneira ou de outra, põe em risco a segurança de comer frutos desta árvore.
- Algumas doenças, por exemplo, as virais (mosaico, proliferação etc.) não podem ser tratadas mesmo com pesticidas potentes; você pode se proteger deles apenas com a ajuda de medidas preventivas.
A prevenção de doenças e pragas de peras (assim como outras árvores frutíferas) inclui dois conjuntos de medidas: tratar a árvore com preparações especiais e realizar trabalhos técnico-sanitários com o objetivo de eliminar as condições favoráveis à propagação de pragas e patógenos de infecções.
Você sabe É impossível calcular o número exato de variedades e híbridos de pêra existentes no mundo, mas sabe-se que esse número já ultrapassou três mil.
A pulverização preventiva da árvore pode ser realizada na primavera e no outono, e o tratamento na primavera deve ser idealmente realizado em três etapas - bem no início do fluxo de seiva, imediatamente antes da floração e imediatamente após a conclusão. Entre os medicamentos que aumentam a imunidade da árvore e a protegem efetivamente de pragas e de doenças fúngicas e outras, a alta eficiência é demonstrada por:
- uréia (uréia);
- Líquido de Bordeaux;
- sulfato de cobre;
- vitriol;
- enxofre coloidal.
Para o mesmo objetivo, você pode usar outros produtos químicos com efeitos fungicidas e inseticidas sistêmicos - por exemplo, como "Jardim Limpo", "Skor", "Topázio", "HOM" etc.
No entanto, essas substâncias têm uma toxicidade razoavelmente alta, por isso é muito melhor usar produtos modernos de proteção biológica, por exemplo:
- Nemabakt;
- Fitoverm;
- Planriz;
- Fitosporina-M;
- Tricodermina;
- "Fitodoctor";
- "Pentáfago";
- "Actofit";
- "Haupsin";
- Mikosan
- "Bitoxibacilina";
- Riverm;
- "Lepidocida".
Quanto às medidas sanitárias, incluem-se, em primeiro lugar, a capina regular de ervas daninhas, que são acumuladores de patógenos e refúgio de larvas de pragas, a remoção imediata de frutos que caíram no chão do local, limpando o jardim de folhas por folhas e também monitorando o estado da casca. árvore, porque é em suas rachaduras que o inverno e depois vários parasitas se reproduzem.
Colheita e armazenamento
A variedade de milagres de pêra começa a amadurecer na segunda quinzena de setembro, mas os agricultores experientes sabem que, para prolongar a vida útil da colheita, é necessário colher os frutos entre 7 e 10 dias antes que eles atinjam a maturação total.
O amadurecimento de frutas pode ser assegurado à temperatura ambiente, colocando a colheita em uma camada em um local sombreado. Nesse caso, as peras alcançarão completamente em 2-3 semanas e sua qualidade não será de forma alguma inferior às amostras que permaneceram na árvore a um estado de maturação biológica.
No entanto, se o proprietário quiser manter a colheita até o meio do inverno e ainda mais, é melhor colocar os frutos imediatamente após a colheita em uma adega ou outro local com temperatura de zero a vários graus mais altos (é muito importante que a temperatura seja relativamente constante, sem flutuações bruscas, e foi fornecida boa circulação de ar e proteção contra luz brilhante).
As peras devem ser colocadas com a haste para cima, se possível, garantindo o mínimo contato entre si.Para um armazenamento ainda mais longo, os Milagres podem ser secados fatiando e fatiados anteriormente por vários dias em local seco, após o que são colocados em sacos de linho ou congelados - isso também é esmagado antes disso. Dessa forma, os frutos podem permanecer utilizáveis por um a dois anos.
Importante! Peras duras são armazenadas por muito mais tempo do que as macias. Um fruto que caiu de uma árvore deteriora-se rapidamente, mesmo que nenhum dano visível seja observado nela.
Pear Wonderland é uma boa opção para crescer em uma zona temperada. As qualidades de sabor das frutas dessa variedade não são impressionantes, mas essas peras têm um objetivo universal e podem ser armazenadas frescas por um longo tempo.
Além disso, a árvore em si é compacta, imunidade forte e muito boa resistência ao inverno, o que torna o cuidado simples e não oneroso.