Os especialistas reunidos na Winter Grain Conference chegaram à conclusão de que as exportações russas de grãos em 2019 poderiam facilmente atingir a marca de 43 (ou mesmo de 47) milhões de toneladas.
Confira
O chefe do Instituto de Estudos do Mercado Agrícola, Dmitry Rylko, está convencido de que uma colheita generosa de 2019 será promovida por um aumento nos volumes de produção e um aumento na área sob as culturas de inverno e primavera. Em tais circunstâncias, não será difícil alcançar um desempenho de exportação de 47 milhões de toneladas.
Deve-se notar que, anteriormente, o líder do Ministério da Agricultura da Rússia, Dmitry Patrushev, sugeriu que a safra do ano atual poderia atingir 118 milhões de toneladas. E não será errado acrescentar que, no ano passado, representantes do complexo agroindustrial russo coletaram uma colheita ainda maior dos campos: então a quantidade de grãos ultrapassou a marca de 135 milhões de toneladas. Cerca de 70 milhões de toneladas de trigo foram colhidas sozinhas. Quanto à cevada, aqui os indicadores são animadores - mais de 16 milhões de toneladas. Além disso, os agricultores colheram cerca de 11 milhões de toneladas de milho. Tudo isso, de acordo com representantes do Ministério da Agricultura, justificou as previsões feitas no início de 2018. Espera-se que as previsões para 2019 também não falhem com os agricultores russos.