Devido ao clima quente de março deste ano, alguns jardineiros de Zaporozhye começaram a plantar batatas no início do mês, embora geralmente a estação comece três semanas depois - em abril. Devido ao resfriamento observado nos últimos dias do mês, as mudas de batata congelaram.
Em particular, as batatas congelaram nos jardins do distrito de Pologovsky, na região de Zaporizhzhya, onde os amantes do trabalho de campo começaram a plantá-lo em março.
As batatas brotavam nos jardins dos moradores do distrito de Pologovsky, mas o resfriamento dos últimos dias, quando a temperatura do ar caiu para 0 ° C, arruinou completamente a colheita futura. Brotos de batata estão congelados.Anteriormente, foi relatado que a onda de frio de abril com chuvas prolongadas na região de Kherson poderia levar a uma perda completa da colheita de cerejas. A partir de 10 de abril deste ano, uma queda na temperatura do ar começou repentinamente e as chuvas eram quase constantes na região de Kherson.
Assim, em apenas um dia, em 15 de abril, a precipitação no distrito de Golopristan caiu mais do que uma norma mensal. Em clima frio e chuvoso, as abelhas não voam para fora das colméias e não polinizam as flores. Portanto, este ano a região de Kherson corre o risco de ficar sem uma colheita de cerejeira.Pêssegos, cerejas e damascos já desapareceram e não estão em perigo. Mas se o tempo frio persistir, haverá muito poucas cerejas este ano.