A empresa familiar Bioland, do Líbano, promove produtos verdes. Ela vende alimentos em suas quatro fazendas a preços ligeiramente acima dos padrões atuais para carnes e culturas cultivadas tradicionalmente.
“Produtos orgânicos não devem ser vendidos como luxo; é apenas um retorno ao modo como nossos avós costumavam cultivar e comer antes que a agricultura comercial se tornasse a norma ”, disse Gilbert Khoury, CEO da Bioland.
"A falta de uso de produtos químicos e fertilizantes artificiais pode reduzir a produtividade em apenas 10 a 15%". Hoje, as fazendas da Bioland produzem 80 produtos orgânicos certificados, incluindo frutas, vegetais, azeite, mel e ervas aromáticas.
A empresa, que também administra três lojas, um restaurante e uma padaria, é uma criação do engenheiro libanês Henri Bou Obeid.
Retornando ao Líbano em 2003, ele comprou um terreno na vila de Sgar, cerca de 60 km. norte de Beirute, para criar uma fazenda familiar que trouxe tanta colheita cinco anos depois, que ele decidiu lançar Biolend.
Tendo recebido a certificação orgânica da mundialmente famosa empresa italiana CCPB, a Bioland começou a fornecer produtos ecológicos aos consumidores nas áreas circundantes.
Em 2014, a primeira loja de alimentos orgânicos foi aberta na região de Ahrafiyeh, em Beirute, e hoje atende cerca de 70 clientes comerciais em 2/3 das principais cidades do Líbano. No total, a empresa possui 600 mil m² de terras orgânicas cultivadas.