A variedade de groselha Ksyusha apresenta boa resistência ao inverno e tolerância à seca, além de trazer colheitas abundantes. A descrição dessa variedade, suas características gerais e técnica de produção agrícola são apresentadas mais adiante neste artigo.
Descrição da variedade de groselha preta Ksyusha
O mato da groselha Ksyusha cresce para 1,5 m. Os rebentos anuais são de cor verde claro e não apresentam pubescência. Ramos com 3 anos de idade, lignificados, de cor marrom clara. Os rins têm forma ovóide e tamanho grande, com uma cor carmesim.
Placas de folha têm 5 lâminas. A cor das folhas é verde claro, a superfície é semelhante a couro, amassada. As flores são rosa pálido, as sépalas são ligeiramente curvas.
Você sabe Na rússia cultivo de groselha praticada com mais frequência em mosteiros, por isso costumava ser chamada de “baga do mosteiro”.
Histórico de seleção
Ksyusha foi incluído no Registro Estadual da Região Siberiana Ocidental em 1998. Essa variedade foi criada no Instituto de Pesquisa Siberiano de Horticultura. M. A. Lisavenko em Barnaul e obtido através do cruzamento das variedades Dikovinka e Jet.
Aspecto, características das bagas, tempo de maturação, rendimento
Esta groselha é uma variedade de maturação média - as bagas começam a amadurecer no início de julho. Os frutos são grandes, atingindo um peso de até 4 G. A pele é de cor preta, com um brilho brilhante, compactado. A parte mole tem uma estrutura solta e contém um grande número de sementes. De acordo com os jardineiros que cultivam a variedade, o sabor das frutas é bom; após o uso, há uma doçura com um sabor amargo.
De um arbusto por estação, são colhidos até 5 kg de bagas, a partir de 1 ha, a coleta chega a 46 toneladas.
Composição da vitamina: | Composição mineral: |
|
|
O valor energético das bagas de groselha por 100 g:
- calorias - 44 kcal;
- proteínas - 1 g;
- gorduras - 0,4 g;
- carboidratos - 7,3 g.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Entre as vantagens da variedade de groselha preta Ksyusha estão as seguintes:
- resistência do inverno até –30 ° C;
- excelente tolerância à seca;
- boa transportabilidade de frutas;
- imunidade persistente ao oídio e aos pulgões da galha;
- bagas não racham a temperaturas elevadas.
A desvantagem dos arbustos é suscetibilidade a septoria e antracnose. Além disso, a cultura pode ser invadida por ácaros nos rins.
Tecnologia agrícola
Para cultivar um arbusto de groselha bonito e resistente a doenças, é necessário antes de tudo escolher a muda certa para o plantio. É melhor comprar material de plantio em lojas especializadas ou viveiros locais, o que garantirá a autenticidade da variedade.
As mudas devem ter no mínimo 30 cm de altura e ter um sistema radicular desenvolvido com até 20 cm de comprimento.Não compre material de plantio que tenha assaduras ou apodrecimento na superfície.
Para estimular o bom crescimento das raízes, antes do plantio, elas devem ser imersas em uma solução de Kornevin (1 g por 1 litro de água). Duração de imersão - 2-3 horas
Seleção e aterrissagem de assentos
Um local para plantar arbustos de groselha deve estar bem iluminado. O lado sul ou sudeste do local, que não é rascunho, é excelente. O solo para cultivo deve ser leve e solto, o pH do solo deve ser neutro.
A ocorrência de águas subterrâneas no local da aterrissagem não deve ser superior a 1,5–2 m de profundidade, porque o rizoma da groselha é muito longo - até 2 m, e a umidade excessiva do solo pode provocar sua deterioração.
Importante! Ksyusha também pode ser cultivada em sombra parcial, mas as bagas terão um sabor mais ácido e menores.
As groselhas precisam ser plantadas em solo previamente preparado. Seis meses antes do plantio, é necessário limpar a área de excesso de vegetação e outros detritos e fertilizar o solo com 5 kg de húmus, 300 g de cinza de madeira e 50 g de superfosfato para cada 1 m² de área.
O plantio é realizado na primavera, para que as mudas possam se adaptar mais rapidamente e crescer mais forte na estação fria.
O processo de plantio de mudas em campo aberto:
- Cavar um buraco com uma profundidade de 50 cm e uma largura de 45 cm.
- Despeje o substrato do solo preparado a partir de 10 kg da camada superior do solo, 5 kg de húmus e 30 g de superfosfato no meio do poço.
- Introduzir a planta na cova de plantio e endireitar suavemente o rizoma ao longo da margem do substrato.
- Adormecer no topo com solo regular e compactá-lo firmemente.
- Despeje a planta com 5 litros de água e turfa de cobertura morta perto do tronco.
Cuidado
Em geral, a planta precisa ser irrigada 2-3 vezes por mês. A rega deve ser distribuída de forma que a introdução da água necessariamente caia no período de floração e maturação dos frutos.
A água para irrigação deve ser defendida por 2 dias. Para 1 arbusto, serão necessários 10 a 15 l de líquido, dependendo da idade da planta e da velocidade de secagem do solo.
Importante! Após cada irrigação ou chuva, é necessário afrouxar o solo para evitar a formação de uma crosta densa na superfície do solo e permitir que o oxigênio penetre o mais profundo possível no rizoma.
Molho de groselha:
- Na primavera faça fertilizantes nitrogenados na forma de uma solução: 30 g de uréia por 10 litros de água. Despeje o curativo em sulcos feitos especialmente, cavados a uma distância de 20 cm do tronco. Um arbusto requer 10 l de solução.
- No meio do verão use fertilizante orgânico. Prepare uma solução de 2 kg de estrume por 10 litros de água. Essa quantidade de fertilização será suficiente para 1 arbusto.
- Escavação de outono em 1 m² adicione 5 kg de húmus, 30 g de potássio e 200 g de cinza de madeira.
Controle de Pragas e Doenças
Ksyusha é mais suscetível a doenças como septoria e antracnose. Das pragas, o maior dano é causado pelos ácaros, contra os quais não tem imunidade.
Antracnose - Um tipo de infecção fúngica que afeta a planta durante fortes chuvas ou é resultado de cuidados inadequados. Manchas de diferentes diâmetros se formam nas folhas: elas têm uma cor branca e uma orla vermelho-marrom. Depois de algum tempo, as manchas secam e dormem o suficiente. As folhas começam a cair, o que reduz o rendimento.
Controle de antracnose:
- Afrouxando o solo ao redor do tronco.
- Colheita e queima de folhas danificadas.
- Irrigação com uma solução a 1% de oxicloreto de cobre (100 g por 10 l de água).
Septoria manifestado em momentos de alta umidade. Manchas marrons, atingindo um diâmetro de 4 mm, começam a se formar em toda a superfície da chapa. A doença provoca uma desaceleração no crescimento e queda de folhas.
- Combatendo Septoria:
- Realização de poda sanitária.
- Pulverizar com uma solução a 1% de líquido Bordeaux (100 g por 10 litros de água).
Carrapato de rim é um inseto microscópico que atinge um comprimento de 0,2 mm. A praga tem uma cor branca, no corpo existem 4 pernas. As fêmeas colocam filhotes nos brotos da planta. Com a chegada do calor da primavera, nascem novos indivíduos que se alimentam do suco de folhas e flores. A invasão do carrapato afeta negativamente a produtividade e também inibe o desenvolvimento de toda a planta.
Controle de escala:
- Pulverização com "Karbofos" (5 ml por 10 l de água).
- O uso de uma solução de sabão feita com 300 g de sabão em pó e 10 l de água morna.
Aparar e moldar um arbusto
A poda formativa começa a partir do momento do plantio de arbustos. Todos os brotos devem ser cortados a uma altura de 5 a 10 cm do solo. Se você não podar a partir do momento do plantio, os arbustos se desenvolverão mal e também darão uma colheita ruim.
No 1º ano arbusto de crescimento dará pelo menos mais três brotos. A partir do 2º ano a planta começa a dar frutos, muitos rebentos anuais aparecem e zero galhos crescem, cujo ponto de crescimento começa com o rizoma. Todos os brotos são cortados em 20 cm e zero galhos são cortados em um anel. A partir do 3º ano a vida do arbusto começa a podar brotos antigos - eles se distinguem por uma cor marrom escura. Deixando 2-3 ramos de diferentes idades, os ramos restantes são removidos.
Fig. 1. Poda de groselha: a - mudas anuais; b - um arbusto bienal; c, d - encurtamento de brotos. Fig. 2. Casquinha de groselha antes da poda antienvelhecimento (a), depois dela (b) e poda de uma casquinha negligenciada (c)
Além disso, a poda sanitária é realizada anualmente, consistindo na remoção de brotos secos e quebrados, danificados por pragas e doenças.
Invernada
Para que a planta conforte no inverno, você precisa primeiro preparar o local. A área é limpa de folhas e outros detritos de plantaspara não provocar a multiplicação de esporos de fungos, além de destruir parcialmente os filhos de pragas que se escondem nas folhas caídas durante o inverno.
Você sabe O nome "groselha" vem da palavra "groselha", que significa um cheiro muito forte. Com o tempo, essa palavra foi transformada em "mau cheiro" e adquiriu um significado negativo - "um cheiro muito desagradável".
Se a planta for plantada em regiões quentes ou com um clima temperado, os arbustos não poderão ser cobertos por um período de tempo frio. Em áreas onde há muita neve, você também pode ficar sem cobrir as plantas. A cobertura de neve aquecerá o arbusto não pior que qualquer abrigo.
Em regiões com climas severos, onde as temperaturas do inverno caem abaixo de -30 ° C, é melhor usar ramos de abeto ou estopa para preservar a planta durante o frio do inverno
Colheita e transporte da colheita, prazo de validade das bagas
Para que as bagas mantenham sua apresentação por mais tempo, elas precisam ser colhidas em clima seco. É aconselhável realizar o processo de colheita pela manhã ou à noite. As frutas são removidas juntamente com os caules e colocadas em recipientes de papel, madeira ou plástico.
Frutas frescas podem ser armazenadas por 2 dias. Se for necessário preservar as frutas por mais tempo, elas são colhidas um pouco imaturas e colocadas em sacos selados. Esse produto é armazenado a uma temperatura de 0 ° C a + 4 ° C por 21 dias.
Os jardineiros devem prestar atenção à variedade de groselha preta Ksyusha. É benéfico cultivá-lo em regiões com verões áridos e invernos rigorosos e, graças à resistência à maioria das infecções por fungos, essas bagas também podem ser cultivadas no clima úmido da região de Moscou.