O Viburnum vulgaris é cultivado para produzir frutos sadios com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e vitamínicas. É fácil cultivar esta planta de frutos silvestres. Você pode aprender sobre os recursos de plantio e cuidados com a variedade Taiga Ruby no artigo.
Descrição e descrição de rubis Taiga viburno
Antes de iniciar o cultivo de um lote de viburno de frutas, é necessário selecionar uma variedade adequada às condições climáticas da região, familiarizar-se com sua descrição e características. A produtividade média de um arbusto nos primeiros 10 anos de vida é de 8 kg, após atingir 14 anos - 11 kg. Se falamos de grandes plantações, é possível remover 6,5 toneladas por hectare e por temporada.
A variedade vegetal Rubis Taiga foi obtida como resultado da polinização livre do Viburnum Rainbow. Os funcionários do Instituto de Pesquisa em Seleção e Jardinagem da Sibéria receberam o nome de M.A. Lisavenko em 1994. A variedade é recomendada para cultivo em todas as regiões da Rússia.
- As seguintes qualidades são características da planta descrita:
- maturação média;
- auto-infertilidade;
- alto nível de resistência ao gelo - até –35 ° С;
- imunidade forte e excelente resistência a infecções e pragas;
- alto nível de produtividade;
- boa tolerância à seca;
- exatidão na composição do solo;
- Olhar decorativo atraente.
Aparência
Kalina se distingue pela formação de arbustos altos - até 4 m de altura, cuja coroa é de formato oval redondo. As fotos são marrom-acinzentadas com um tom avermelhado. A casca da planta é coberta com rachaduras.
Flores
As flores são coletadas em panículas de vigas com um diâmetro de 5 a 8 cm, localizadas nas extremidades dos brotos. Eles têm 2 periantos. Pintado em rosa e branco. Eles têm 5 estames que se projetam a 1,5 cm da corola. Corolla consiste em cinco lóbulos de forma obovada.
Folhas
Folhas jovens têm 3 lâminas. Posteriormente, eles degeneram em cinco lóbulos com pontas afiadas. De forma oval. Eles têm de 5 a 10 cm de comprimento e 5 a 8 cm de largura e as placas foliares apresentam pubescência densa. Pintado em verde escuro. No outono, eles ficam vermelhos e amarelos. A placa da folha inferior é verde claro. As folhas crescem em pecíolos de 1-2 cm de comprimento.
As frutas
Durante a frutificação, formam-se frutos esféricos vermelhos escuros com um diâmetro de 0,5 a 0,7 cm, que são coletados em pincéis de 40 a 65 peças. A polpa das bagas é amarela. Seu sabor é adocicado com um pouco de amargura. Os provadores classificaram em 4.5 pontos. As frutas são adequadas para consumo fresco.
Eles também preparam chá saudável, fazem suco, conservas e compotas. Eles toleram bem o transporte, sem perder o sabor e a apresentação.Depois do amadurecimento, os frutos podem continuar pendurados nos galhos até a geada.
Período de floração e período de amadurecimento
Arbustos floridos ocorrem em maio-junho. A primeira frutificação ocorre no quinto ano após a colocação das mudas no solo. Bagas amadurecem em agosto-setembro. Como a variedade é auto-infértil, para polinização e frutificação, é necessário plantar 2-3 outras espécies de viburno comum nas imediações. A duração da frutificação regular de uma cultura de bagas é de 20 anos.
Aterragem
Você pode plantar rubis de vibração Taiga em dois termos: de abril a junho e de setembro a outubro. Para pousar, você deve escolher um local bem iluminado, protegido dos ventos do norte. Penumbra leve é permitida. Na sombra, o arbusto de bagas não cresce, sua decoratividade se deteriora acentuadamente, a produtividade diminui e os frutos perdem uma proporção significativa da doçura. O Viburnum oferece as melhores colheitas quando cultivado em solos argilosos e argilosos. A acidez ideal é de 5,5 a 6,5 pH.
As covas para o plantio de mudas devem ser preparadas em 2-3 semanas. A profundidade deve ser de pelo menos 50 cm. O solo extraído ao cavar o buraco deve ser misturado com fertilizantes orgânicos (turfa, húmus) ou minerais (uréia - 3 colheres de sopa., Cinza de madeira, farinha de dolomita - 1 colher de sopa).Importante! Turfa, areia e solos podzólicos não são adequados para o cultivo de viburno.
As mudas devem ser compradas em uma loja de jardinagem ou viveiro. Eles são vendidos com um sistema de raiz aberta ou em um contêiner. Ao comprar mudas abertas, você deve avaliar a condição do sistema radicular. Ela deve ser saudável e bem desenvolvida. As mudas do recipiente devem ser plantadas sem destruir o coma de terra. Então eles se adaptam rapidamente às novas condições de crescimento.
A tecnologia de plantio de mudas é a seguinte:
- No fundo do poço, faça uma colina de terra.
- Coloque uma planta nela, distribuindo uniformemente o sistema radicular e aprofundando o pescoço em 5 cm.
- Encha o buraco com solo fertilizado.
- Atropelar.
- Faça um sulco para umedecer a uma distância de 20 cm do tronco ao longo de todo o diâmetro.
- Despeje um balde de água nele.
- Coloque uma camada de cobertura morta de serragem e turfa na zona do tronco próximo.
Vídeo: plantando viburnum
Após o pouso
O cuidado com o viburno requer padrão. Inclui rega regular, cobertura, cultivo, capina, cobertura morta, poda, medidas preventivas contra infecções e pragas. A rega para o viburno precisa de moderada. A estagnação da água não deve ser permitida. As plantas jovens são regadas uma vez por semana, os adultos - durante a estação de crescimento e frutificação. Os volumes de irrigação devem ser ajustados para que o solo seja umedecido 40 cm de profundidade.
A irrigação deve ser combinada com o afrouxamento, necessário para evitar a formação de uma crosta dura, o que impede a penetração normal da umidade e do ar nas raízes. Para evitar o desenvolvimento de infecções no jardim e a invasão de insetos nocivos, é importante remover oportunamente as ervas daninhas que são portadoras de doenças. Eles precisam ser arrancados e queimados.
Reduzir o número de rega, cultivo e capina pode ser cobrindo a área do tronco. Uma camada de cobertura morta mantém um nível ideal de umidade do solo, inibe o crescimento de ervas daninhas. Para obter buchas de alta qualidade e regularmente com alto rendimento, deve ser alimentado. A primeira cobertura deve ser feita 3 anos após o plantio. Os fertilizantes orgânicos são aplicados uma vez a cada 2 anos. O estrume podre é mais adequado para a cobertura. É trazido para escavação no outono.
As misturas minerais são adicionadas anualmente nos seguintes períodos:
- uréia (2 colheres de sopa.) antes de florescer
- antes da floração - sulfeto de potássio (2 colheres de sopa. l.) ou cinza de madeira (1 colher de sopa);
- no meio do verão - uma mistura complexa (60 g).
Importante! A fertilização é realizada exclusivamente em solo umedecido. Caso contrário, você pode provocar uma queimadura no sistema raiz.
No verão, é aconselhável beliscar galhos com comprimento superior a 40 cm, o que provocará o aparecimento de mais flores e ovários, além de brotos jovens. A cada 6 anos no outono, você precisa remover galhos que não dão mais frutos. Ao mesmo tempo, não restam mais de 15 brotos no mato.
Outra medida de cuidado indispensável é a poda. Como os ramos do viburno crescem rapidamente e podem crescer até 40 cm por ano, eles precisam ser encurtados regularmente para facilitar os cuidados e impedir o desenvolvimento de doenças.
Na primavera, a poda é realizada para fins sanitários - todos os galhos doentes, torcidos, quebrados e envelhecidos são removidos. No processo de formação de copas nas plantas, antes de atingirem a idade de 4 anos, 7 ramos fortes que serão esqueléticos devem ser escolhidos, o restante completamente cortado.
Você sabe Desde os tempos antigos, os povos eslavos consideravam o viburno uma planta de casamento, decorando-a com guloseimas e uma coroa de noiva. Hoje, observa-se o retorno de uma tradição antiga - muitas meninas tecem cachos de viburno em grinaldas de flores naturais.
Como o viburnum é uma planta resistente ao inverno, apenas arbustos jovens precisam de abrigo para o inverno. Os antigos podem suportar facilmente até invernos rigorosos. Os galhos de espécimes jovens devem ser embrulhados em estopa, palmo e o sistema radicular deve ser isolado com uma camada de 10 cm de turfa ou húmus. O abrigo deve ser arranjado imediatamente após a temperatura cair abaixo de 0 ° C. Deve ser removido quando o tempo quente se põe na primavera.
As bagas são melhor colhidas após a primeira geada. Foi nessa época em sua composição que foi observado o maior conteúdo de elementos úteis e, em seu gosto, a menor amargura.
Assim, os rubis de Taiga vibrantes são fáceis de cultivar em uma trama suburbana ou pessoal. Se você escolher um bom lugar para ela e fazer cuidados regulares, ela agradará com seu efeito decorativo, longas e abundantes colheitas de frutas saudáveis.