65% de todo o arroz ucraniano é cultivado na região de Kherson.
Mas este ano, os agricultores estão prontos para abandonar completamente essa safra se os preços exagerados da água não forem revistos. Os agricultores disseram que suas colheitas estão em risco devido ao custo extremamente alto da água de irrigação.
Na Agência Estadual de Água, a tarifa foi aumentada para 30%, atingindo os agricultores da região de Kherson. Sem o arroz Kherson, os ucranianos terão que comprar um produto estrangeiro, que é muito mais caro, alertam os agrários.Os chefes de grandes fazendas da região deram às autoridades locais uma semana para rever o preço da água. Eles fizeram um apelo às autoridades e autoridades reguladoras com um pedido para intervir com urgência na formação da tarifa e verificar o uso de fundos orçamentários pelo departamento de recursos hídricos.
O presidente da Comissão de Relações da Terra do Conselho Regional de Kherson, Sergei Rybalko, acredita que o preço atual da água não corresponde à realidade, mesmo considerando a inflação.As autoridades explicam o aumento dos preços da água na véspera da campanha de semeadura pelo desejo de aumentar os salários dos trabalhadores da água. Mas os agricultores não estão felizes com essas explicações. Eles expressam sua disposição de manter o gerenciamento da água às suas próprias custas, além de reparar as instalações que levam a água de Dnieper para seus campos.