A importação em larga escala para a Ucrânia de carne de porco polonesa, de acordo com os esquemas cinzentos, está sob o disfarce de miudezas e gorduras, enquanto o controle veterinário dos produtos não tem o nível adequado, ou mesmo nem o nível adequado.
Um dos líderes na exportação de carne de porco para a Ucrânia é a Polônia, onde há vários anos seguidos eles lutam sem sucesso com a ASF. Foram detectados 81 surtos de ASF e, em 2018, 57 episódios já foram registrados.
Como combate à doença, em 2018 estava prevista a realização de 230 mil inspeções em fazendas, das quais 6 mil foram realizadas. Ciente disso, alguns países da UE reduziram, ou até se recusaram completamente a importar carne de porco da Polônia.
Ao mesmo tempo, o único mercado externo da Polônia era a Ucrânia, que também possui produtos à base de carne. Para competir com os produtos ucranianos, os comerciantes poloneses usam esquemas de preto e cinza. O contrabando é chamado de importação preta e cinza é a oferta de um produto a um preço mais baixo quando apresentado como outro produto mais barato. Assim, de acordo com os documentos, o produto é registrado como gordura e um tipo caro de carne é importado.Ao mesmo tempo, o estado receberá menos taxas de seguro e sofrerá perdas. Em 2018, os danos estatais desses esquemas totalizaram 850 milhões de UAH. Em condições de forte concorrência com carne de porco polonesa barata, os criadores de suínos ucranianos são forçados a reduzir o custo da carne. produtores locais sofreram perdas no valor de 5 bilhões de UAH. A quantidade de capital de giro para os produtores de carne de porco está diminuindo e a Ucrânia está se tornando menos atraente para os investidores.
O maior perigo da importação ilegal de carne de porco é a falta de controle veterinário adequado. Essa carne pode incluir bactérias nocivas aos seres humanos, vírus e também danifica a agricultura, a criação de animais como indústria e o meio ambiente como um todo. Nesse contexto, a importação de carne contaminada é terrorismo biológico, já que os ucranianos são alimentados com resíduos de carne.