Um casal da região de Ternopil está criando valiosas ovelhas astracãs.
Yuri e Lyubov Zakharchuki, da pequena vila de Shmankovtsy, na região de Chortkovo, estão envolvidos no cultivo de ovelhas astracãs incomuns. Juntamente com sua esposa, Yuri adquiriu a propriedade da antiga fazenda coletiva - o estábulo, que estava em completo abandono. Os empreendedores fizeram reparos: reconstruíram, isolaram e enobreceram o território.
Agora, sob o teto do edifício reconstruído, vivem 40 cabras, 2 vacas, 150 ovelhas, 2 burros e aves.A Yuri comprou os primeiros cordeiros da Hutsuls em 1983. Eles entraram nos volumes de produção industrial nos anos 90. Para as ações, comprou um estábulo abandonado e em ruínas, 17 hectares de terra e atualizou o rebanho de ovelhas. Para trazer as ovelhas, tive que ir a Askania-Nova. Agora, fazendas da raça Astrakhan são cultivadas na fazenda, há uma demanda por lã e cordeiro em si, disse Yuri Zakharchuk.Yuri Zakharchuk aprendeu com os criadores de ovelhas em Bukovina como fazer queijo feta.
Empresários vendem carne para restaurantes e estudantes em países árabes. Brynza vende bem em Chernivtsi, Lviv, Ternopol, Chortkiv e outros centros regionais da região.À noite, artesãos da região de Ivano-Frankivsk compram lã para fazer colchas, blusas, luvas e meias.