A empresa de sementes Rijk Zwaan, da Holanda, introduziu dois híbridos de pepino resistentes ao Fusarium: Forami RZ F1 e 24-272 RZ. Os híbridos são mais adequados para fabricantes do sul da Europa (especialmente Espanha e Grécia) e África do Sul.
“O Fusarium causa os maiores problemas para os produtores que cultivam pepinos em ambientes fechados em estufas sem aquecimento, usando tecnologias de nível médio.
O fungo afeta principalmente pepinos cultivados no outono e inverno, que é o principal período de produção no sul da Europa. Embora as temperaturas sejam geralmente moderadas, às vezes pode ser frio e úmido.
O Fusarium prospera nessas condições e pode causar perdas significativas nas colheitas. Uma solução pode ser plantar as plantas com material resistente a Fusarium, mas isso pode levar a outros problemas ”, comentou Marcel van Koppen, coordenador de variedades da Rijk Zwaan.
Além disso, ambas as variedades funcionaram bem em outros aspectos, como rendimento e qualidade do produto.
“O maior problema para os criadores de Rijk Zwaan é escolher híbridos que não são apenas sustentáveis, mas também têm outras características desejáveis, como rendimento e qualidade. Por isso, as apresentações desses híbridos foram precedidas de 4 anos de testes, tanto na empresa quanto nas lavouras ”, resumiu Marcel Van Koppen.