Há pouco tempo, criadores de gado da região de Amur realizaram um experimento com base em uma das plantas de criação do distrito de Blagoveshchensk.
Os experimentos consistiram em trabalhar com uma semente de gado sexuada, o que permitiu que os pastores determinassem o sexo do futuro gado, mesmo na fase de fertilização. Como resultado, o experimento foi tão bem-sucedido que os pesquisadores da Amur adquiriram trezentos e meio pacotes de sementes sexadas para continuar os experimentos com o futuro gado.
Observe que, como parte do experimento, os especialistas conseguiram obter animais jovens apenas de fêmeas do grupo controle de animais jovens. Todas as novilhas nasceram saudáveis, desenvolvidas de acordo com a idade e apresentaram os mesmos indicadores, hábitos e vícios que os bezerros que nasceram de sementes comuns de maneira natural.Especialistas enfatizam que a capacidade de pré-determinar o sexo do futuro gado permitirá que os pastores envolvidos no trabalho das fazendas leiteiras minimizem o nascimento de machos e aumentem a produção de leite.
Segundo representantes da Administração Estatal de Medicina Veterinária e Pecuária de Pedigree na região de Amur, hoje o processo de fertilização de vacas Amur com sementes sexuadas ocorre em um reprodutor da região especialmente equipado, chamado "Ray". Num futuro próximo, cem e meia vacas passarão pelo procedimento de inseminação experimental.