O plantador de jardim SPM-1T desenvolvido por cientistas ucranianos no Instituto de Horticultura NAAS é altamente eficiente e fácil de operar.
A produtividade da máquina de jardinagem é de 750 mudas / h, sua velocidade de trabalho é de 2-2,5 km / h, a largura do sulco de plantio é 16 e a profundidade é de até 35 cm, o espaçamento entre fileiras é de 2,5 a 4 m, a distância entre as árvores em uma linha de 0,7-2 m.
Pode ser usado não apenas para plantar árvores, mas também para bagas com uma distância entre as plantas na linha de pelo menos 0,7 m.
Ao contrário das unidades obsoletas que consomem energia, que produziam volumes significativos de solo e exigiam tratores potentes, a nova máquina se distingue por um corpo de trabalho na forma de uma relha com um narralnik.
Ele corta e vira a camada do solo, levantando-a para formar sulcos de plantio e, depois de colocar a muda, retorna o solo ao seu local original sem movimento ou rotação significativos.
Com esse método de formação de sulcos de plantio, as condições para enxerto e desenvolvimento de mudas são extremamente favoráveis.
Para obter informações, nesta primavera na região de Khmelnitsky, foi lançada a primeira linha na Ucrânia para a semeadura automática de sementes de espécies de madeira. Foi testado no território da empresa estatal Slavutsk Forestry. Essa foi a primeira experiência desse tipo no país.