Embora a Agência Federal de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA não proíba o uso de pesticidas organofosforados como os clorpirifós, a Agência de Proteção Ambiental da Califórnia iniciou medidas para proibir esses medicamentos em todo o estado.
"Este pesticida é uma neurotoxina", disse o ministro do Meio Ambiente da Califórnia, Jared Blumenfeld, à Associated Press.
Como o governo federal autorizou seu uso continuado, a Califórnia se une ao Havaí, Nova York, Oregon, Connecticut e Nova Jersey, que têm todas as proibições aprovadas ou estão considerando projetos de lei para remover clorpirifós do mercado. A proibição ou cancelamento do uso desses pesticidas na Califórnia pode entrar em vigor em dois anos.
O governador da Califórnia, Gavin Newsome, "fez o que o governo Trump se recusou a fazer: proteger crianças, agricultores e milhões de outras pessoas dos efeitos desse pesticida neurotóxico", disse Ken Cook, presidente do grupo de trabalho ambiental.
De acordo com o The Washington Post, o governador também ofereceu US $ 5,7 milhões em financiamento para ajudar a indústria agrícola a se mudar para alternativas mais seguras."Esta é uma vitória histórica para as comunidades agrícolas da Califórnia e para as crianças de todo o país", disse Miriam Rotkin-Ellman, do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais. "A ciência mostra claramente que o clorpirifós é perigoso demais para usar em nossa área".