Os participantes da reunião da Comissão Regional de Administração Estatal de Zaporizhzhya decidiram realizar o despovoamento de porcos selvagens que vivem no território da Reserva Natural da Ilha Khortitsa.
Lembre-se de que, nos últimos dias de março de 2019, especialistas do Serviço de Alimentos e Bebidas do Estado de Khortitsa e dos serviços envolvidos estão trabalhando para eliminar a fonte da doença e impedir a propagação da doença, um posto de quarentena foi estabelecido e rodadas amplas estão sendo realizadas nas zonas de proteção e supervisão.
Os membros da comissão expressaram confiança de que os porcos selvagens são um elo essencial na transmissão da peste africana. Até serem totalmente despovoados na reserva, constituirá uma ameaça constante à criação de porcos na região.Anteriormente, foi relatado que nos últimos sete anos, a perda de ASF na Ucrânia foi de 150 milhões de UAH. Hoje, existem casos de ocultação de surtos de ASF no país, tanto por pequenas fazendas quanto por grandes empresas industriais.
Os criadores de porcos temem que o Estado não possa compensá-los pelo custo dos animais descartados e preferem não divulgar informações. Tudo isso cria condições para a disseminação da doença por toda a Ucrânia.