A raça Mirgorod foi criada no século 19, mas foi finalmente aprovada em 1940. Ela se tornou a primeira raça de criação suína ucraniana. Hoje a raça está à beira da extinção e os cientistas do país estão fazendo de tudo para não perdê-la completamente.
Na Ucrânia, existem apenas 6 porcas, 2 javalis e 4 leitões desta raça. Mas eles não podem se tornar sucessores do clã, porque estão em parentesco.
Pesquisador sênior do laboratório de criação do Instituto Poltava de Criação e Produção Agrícola da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, Pavel Vashchenko, disse que isso é tudo o que resta de uma pequena população de porcos Mirgorod. Os porcos remanescentes foram eliminados no verão passado devido ao ASF.
Os cientistas ucranianos planejam restaurar o número de porcos desta raça. Eles vão comprar porcos Mirgorod da população. Para estabelecer o fato de pertencer à raça, os cientistas estão prontos para fazer testes de DNA. Os porcos desta raça são de cor preta e sua banha e carne são consideradas o padrão de qualidade e espessura (cerca de 4 cm).
No país, não há estatísticas sobre o conteúdo de porcos da raça Mirgorod em residências particulares de cidadãos. Cerca de 10 indivíduos estão no FC "Dawn" na região de Kharkov.
Os entusiastas pretendem usar o esperma, que é armazenado no banco de recursos genéticos do Instituto de Melhoramento e Genética para fertilizar as porcas sobreviventes. Assim, os cientistas planejam restaurar completamente a raça, disse Pavel Vashchenko.