Em Groningen (Holanda), os agricultores invadiram as portas da administração provincial. As razões para isso são o número limitado de animais de criação e os rigorosos requisitos ambientais.
Imagens pouco atraentes da Holanda chegaram à rede: agricultores furiosos empurraram a porta do prédio administrativo da província holandesa de Groningen com um trator para invadir o escritório. A polícia evitou isso com cassetetes e feriu vários manifestantes.
Os agricultores se opõem a padrões ambientais mais rigorosos, como medidas de mitigação de nitrogênio, com as quais o governo pretende parar o aquecimento global.
Os planos das autoridades de comprar terras agrícolas para reduzir muito gado também causam grande incerteza entre os agricultores.
As emissões de nitrogênio devem ser drasticamente reduzidas após uma decisão na Holanda. Por exceder os valores permitidos, 18 mil obras já foram encerradas temporariamente em todo o país.
Na segunda-feira, centenas de agricultores também realizaram manifestações em sete outras províncias do país. Em algumas regiões, com sucesso: a regulamentação do nitrogênio foi temporariamente suspensa.
Na quarta-feira, 16 de outubro, em Haia, está planejado um protesto nacional.