Desde janeiro deste ano, mais de 100 bovinos morreram na região de Kerom, Papua, como resultado de diarréia grave causada por uma infecção viral que também afeta ovinos, cabras e porcos.
Provavelmente, o gado papuano foi infectado com um pestivírus, também conhecido como vírus da diarréia viral (BVDV), que além de diarréia grave, causa doenças respiratórias, interrompe a gravidez em mulheres grávidas e inibe o crescimento de animais jovens.
Segundo Ronal Kapis, um funcionário do departamento de gado da Agência Agrícola Keenom, o gado infectado na Papua tinha entre seis e 24 meses de idade e o pestivírus matou até 30% do rebanho."De acordo com os dados que coletamos, mais de 100 bovinos foram mortos nos últimos três meses", disse ele ao Jakarta Post na terça-feira, 9 de abril. Ele disse que seu escritório enviou amostras de gado morto ao laboratório do Centro de Saúde Animal em Maros, Sulawesi do Sul, para pesquisa. Resultados confirmaram sintomas.
No entanto, disse o funcionário, seu escritório ainda aguarda evidências sólidas dos resultados do exame para confirmar a doença que afeta o gado e decidir sobre outras ações.