Entre 1 de janeiro e 1 de julho de 2019, os produtos agrícolas aumentaram significativamente nas prateleiras da Federação Russa.
Vale ressaltar que, no período indicado, o processo de elevação do preço dos produtos ocorreu duas vezes mais rápido que o processo de aumento de preços de provisões nos países da UE, que ocorria paralelamente.
Analistas de mercado foram capazes de estabelecer que, nos primeiros seis meses deste ano, os alimentos no mercado russo aumentaram quase três por cento e meio. Enquanto na União Européia, no mesmo período, o custo dos alimentos aumentou apenas um ponto sete por cento.
No entanto, é importante acrescentar que, em junho de 2019, os preços nos pontos de venda na Federação Russa diminuíram significativamente. Quando comparado com os indicadores de maio de 2019. Enquanto isso, nos países da UE, os preços de junho permaneceram praticamente no mesmo nível do mês anterior.
Deve-se observar que, na Rússia, acima de tudo, os preços das frutas caíram de maio a junho [/ url] (em quase dez% e meio), enquanto no mercado europeu o custo de frutas e legumes, mesmo que tenha diminuído, não é superior a um% e meio.
O leite, assim como os produtos e os ovos, ficaram mais baratos em dois décimos de por cento no mês passado. A carne caiu de preço em um décimo de um por cento. Mas peixes e frutos do mar tornaram-se mais caros em três décimos por cento em comparação com maio de 2019. No mês passado, pão, produtos de farinha e cereais começaram a custar aos russos mais de quatro décimos de um por cento.