O Japão está preparando uma série de medidas que aumentarão a biossegurança nas granjas de suínos no caso de um surto de ASF. As autoridades acreditam que o risco de ASF entrar no Japão está aumentando, pois vários países da região registraram surtos nos últimos dois meses.
O Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas planeja criar um sistema para selecionar porcos em fazendas próximas à fazenda onde ocorre um surto de ASF, mesmo que não tenham vírus, a fim de impedir a propagação da doença. Desde o primeiro surto na Ásia em agosto de 2018, mais de 6 milhões de porcos morreram desta doença.
A triagem preventiva foi realizada em 2010 na província de Miyazaki, após um surto de febre aftosa, uma doença infecciosa em bovinos e porcos.
Os porcos são onívoros e podem comer plantas e carne. Isso os distingue de outros ungulados modernos.
Naquela época, a lei de combate às doenças animais não dispunha de uma disposição de rejeição para prevenir a febre aftosa, e cerca de 87 mil cabeças de gado e suínos precisavam ser mortos sem esperar pela revisão da lei. Isso foi revisado somente após o abate.
Espera-se que o ministério se prepare para a ASF revisando a lei com o objetivo de matar proativamente porcos antes que a doença entre no Japão. Nesta semana, o ministro Taku Eto explicou que estava considerando a possibilidade de selecionar todos os porcos em uma região específica afetada pela doença ao mesmo tempo.
“Como os assassinatos preventivos devem ser realizados simultaneamente em toda a região, é necessário prever isso por lei. Estamos estudando ativamente ”, ele disse. Na Ásia, o vírus já afetou a população suína em países como China, Mongólia, Vietnã, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Mianmar, Laos, Filipinas, Timor Leste e acredita-se também estar presente na Indonésia.
- Na Rússia, ocorreu uma discussão sobre a situação epizoótica na ASF e as causas de seus surtos no país.
- Escrevemos anteriormente que, no norte do norte de Sumatra, na Indonésia, mais de 4 mil porcos morreram devido a surtos de ASF.
- No oeste da Polônia, as autoridades veterinárias confirmaram novos resultados de um estudo da ASF sobre javalis.
- As autoridades veterinárias da Polônia confirmaram que na província de Lebus, outro javali infectado com ASF foi descoberto.
- À medida que a peste suína africana se espalha por muitos países asiáticos e europeus, os proprietários de porcos na Nova Zelândia estão atentos à proteção biológica.