Pequenas folhas arredondadas de lentilha-d'água podem ser vistas na superfície de lagoas e pântanos. Hoje, especialistas consideram a lentilha um superalimento do futuro.Cientistas da Índia e da Alemanha estudaram lentilha e chegaram a conclusões inesperadas. Assim, a lentilha-d'água da espécie Wolffia globosa contém tanta proteína quanto soja e ervilha. Além disso, uma grande quantidade de ácidos graxos ômega-3, taninos, vitaminas do complexo B, além de E, PP, C, etc., foram encontrados nele.
Como em todo o mundo, a Ucrânia ainda não estabeleceu o cultivo de lentilha em nível profissional. Mas seu uso na culinária já é conhecido.
Em vários países asiáticos, a lentilha é capturada e temperada com sopas e omeletes como espinafre. A empresa de Israel Green Onyx o utiliza na fabricação de uma bebida vitamínica. De lentilha preparar molho para sopas, saladas, massas para sanduíches.
Também é usado na medicina popular para o tratamento de amigdalite, otite média, aumento da irritabilidade nervosa, histeria e neurose, doenças do sistema reprodutivo, doenças da pele e dos olhos, etc.
A dificuldade óbvia no cultivo da lentilha-d'água em condições de produção é sua capacidade de absorver produtos químicos. Para consumo, uma planta pode ser cultivada apenas na água mais pura. Você também pode usar essa qualidade de lentilha para limpar as extensões de água.
A lentilha-d'água é uma planta muito despretensiosa. Ele tolera facilmente o inverno sem interromper seu crescimento sob uma camada de gelo. Na primavera, flutua para a superfície da superfície da água. Os cientistas acreditam que a lentilha-d'água pode ser cultivada com sucesso sob condições hidropônicas.