Cultivar vegetais que adoram o calor é uma das atividades principais e favoritas dos residentes de verão. Gastando muito esforço para isso, todo jardineiro deseja obter uma boa colheita, independentemente das condições climáticas. Para atingir esse objetivo, é quase impossível prescindir da instalação de uma estufa, pois ela protege com segurança as plantas plantadas dos efeitos negativos do ambiente externo e cria um microclima aprimorado para seu desenvolvimento. No entanto, os modernos residentes de verão e os jardineiros atribuem cada vez mais importância à aparência estética da estufa e da área em que ela é colocada.
Papel no paisagismo
Se você planeja comprar ou construir uma estufa em seu site, pode implementar idéias que a ajudarão a se tornar um verdadeiro destaque da paisagem do jardim. Usando o design individual da estufa, você pode criar um elemento de paisagem completo que se encaixa harmoniosamente na imagem geral do site. Para pessoas com recursos financeiros, estão disponíveis projetos de transformadores com iluminação criativa, montados em uma combinação de materiais não padronizados. Eles são usados no início da primavera para o cultivo de vegetais e ervas e no verão - como um mirante para relaxar.
Você sabe No século 16, as batatas comuns foram cultivadas nas primeiras estufas da Europa como uma flor exótica trazida da América.
Para as pessoas que estão acostumadas a incorporar suas idéias com seu próprio trabalho para dar estética ao seu território, podem ser recomendadas várias opções para as idéias de construções de estufas, que não são particularmente difíceis de colocar em prática, usando materiais disponíveis ou acessíveis para construí-las.
Estufas projetadas para negócios, que se encaixam harmoniosamente na paisagem, não funcionarão. Eles são montados em territórios especiais separados ou no quintal. Nesse caso, tudo o que pode ser enobrecido é separá-lo do local principal com uma cerca viva ou uma cerca decorativa que não faça sombra sobre ele. Ao mesmo tempo, a aparência de um abrigo para plantas é prestada atenção no último turno, e critérios completamente diferentes, destinados a aumentar a produtividade do trabalho e do dinheiro, vêm à tona na escolha.
Variedades de estufas
O mercado moderno oferece muitas opções para estufas na forma, design, material a partir do qual elas são feitas, transmissão de luz, conformidade com um tipo específico de operação, etc. Há várias nuances que devem ser levadas em consideração na decisão de uma escolha.
Na forma eles são:- arqueado;
- pent;
- empena;
- abobadado;
- tendas, etc.
Há outra nuance importante na escolha de um jardim de cobertura - eles são dobráveis e estacionários. Este último faz sentido para instalar se você raramente visita a casa. Essa estrutura não pode ser desmontada e roubada. Nos casos em que você está no país o tempo todo, somente no verão, é mais prático escolher modelos dobráveis por um motivo semelhante. Para decidir qual instalar em seu site, você precisa decidir sobre o local e o objetivo do uso.
Importante! A instalação de estufas de outono tem várias vantagens em relação à primavera. Esta é uma oportunidade para comprar componentes para a ação, montá-la lentamente, a qualquer momento conveniente e usar a estufa na próxima primavera na data mais próxima possível.
Escolhendo um local para instalar
Para a implementação de idéias estéticas, a construção de uma estufa deve ser tratada como um objeto arquitetônico. O fator chave na escolha de um local para sua instalação é o nível máximo de iluminação. Isso significa que durante o dia não deve ser obscurecido por edifícios ou plantações. Para alcançar a iluminação máxima, os especialistas aconselham a organização da estufa para que as extremidades estejam localizadas no oeste e leste. Um local normal para uma estufa é parcialmente obscurecido apenas pela manhã (ou no meio do calor do dia), ideal se não houver sombra.
Ao determinar a localização de um abrigo de vegetais, deve-se considerar se os vegetais serão cultivados no inverno ou no início da primavera, quando a luz natural não será suficiente para o desenvolvimento das plantas. Então a disponibilidade das comunicações necessárias deve estar em uma proximidade adequada. Nesta fase, vale a pena se preocupar com a conveniência de regar, aquecer (se for planejado).
Além disso, determinando a localização futura da estufa, os especialistas aconselham a escolha de um local protegido dos ventos. Uma boa barreira para eles pode ser cercas ou sebes baixas (2 m), que idealmente devem estar localizadas a uma distância de pelo menos 7-7,5 m.
Importante! Tendo uma estufa, você pode usá-la não apenas para obter produtos antigos, mas também para maximizar a colheita.
Para colocar a estufa, é necessário levar em consideração o relevo da parcela, bem como o tipo de solo em que ela será localizada. O local deve ser plano (bem, se for uma colina natural) e sem estagnação da água. Encontrar um bom lugar para construir essa estrutura é mais fácil com o planejamento inicial do site do que escrever sua localização em um cenário existente.
Vale a pena notar que pequenas estufas feitas de vidro ou policarbonato de um tipo de inclinação única, localizadas perto da parede sul da casa, são especialmente populares entre os jardineiros. É difícil superestimar a conveniência dessa estrutura. Está sempre protegido do vento, bem iluminado. É fácil organizar aquecimento e rega, se desejar.
Recentemente, mais e mais vezes em jardins, você pode encontrar construções com efeito de estufa em cúpula que se encaixam de maneira muito eficaz no design da horta. Eles são mais funcionais e econômicos. Eles são feitos de vidro ou policarbonato.
Também recentemente, artesãos independentemente de meios improvisados (caixilhos de janelas antigas etc.) costumam construir casas de estufa que se assemelham a edifícios fabulosos. Ao mesmo tempo, casas e alimentadores de pássaros são feitos em suas fachadas e, por dentro, são elementos de relaxamento.Você sabe Na primeira estufa russa, que apareceu sob Pedro I, plantas medicinais foram cultivadas para as necessidades dos cidadãos. O primeiro Jardim Farmacêutico foi construído em São Petersburgo.
Como decorar um local perto de estufas
Um jardim lindamente coberto terá como pano de fundo a grama ou caminhos especialmente equipados. Parece impressionante em fundações decorativas de madeira ou tijolo. O espaço ao redor da estufa pode ser decorado com sucesso com meios improvisados, tudo fará: ferramentas ou móveis antigos de jardim, dentro dos quais há espaço para o plantio de flores. Você pode usar carros antigos, baldes, panelas de barro, mesas, etc. Eles parecerão espetacularmente complementados por qualquer elemento - flores, figuras, barbante, etc.
Como fazer camas bonitas perto de estufas
Recentemente, os jardineiros costumam enobrecer o espaço em torno das estufas com caminhos artificiais a partir de materiais improvisados ou adquiridos. Uma boa idéia com o uso de desenhos de caixas de várias configurações - linear, degrau etc. - aqui o vôo para a imaginação é ilimitado.
Importante! Recentemente, os jardineiros estão instalando cada vez mais estufas com ventilação automática, o que permite ajustar a temperatura do ar na sua ausência, o que é benéfico para os rendimentos.
Eles são convenientes, pois o arranjo das caixas pode ser movido a qualquer momento, de acordo com seus desejos ou necessidades e qualquer composição pode ser criada, o principal é que essa estrutura não seja baixa (até 1,8 m) e não crie sombreamento para as plantas na estufa. Muitas vezes, os locais ao redor das estufas são equipados com camas artificiais estacionárias feitas de madeira, pedra ou tijolo no fundo da grama e caminhos artificiais feitos de materiais diferentes.
O que posso plantar
Na decoração feita de coisas antigas, como regra, são plantadas flores anuais. Às vezes são suplementados ou substituídos por artificiais. As plantas de interior também ficam bem nela, mas aqui é necessário levar em consideração sua compatibilidade com a luz solar direta. Você pode plantar nas camas tudo o que quiser ou o que precisar: flores, ervas, legumes, frutas.
Arbustos com flores longas ficam lindos perto de sua estufa: hortênsias de espécies menores, spirea em um solo, rosas, etc., enquanto parecem separá-lo um pouco do local principal. É bom colocar pirâmides ou prateleiras de clematis ou rosas de tecelagem que chamarão a atenção perto da estufa. As plantações em grupo de lírios altos terão uma aparência espetacular. Você pode diluí-los com espécies anãs de coníferas ou zimbros horizontais.
Flores e plantas perenes mais curtas devem ser colocadas em primeiro plano com a segunda camada da estufa, para a qual as plantas altas plantadas criarão um fundo bonito. Isso criará uma imagem completa da paisagem. Muitas vezes, abrigos para vegetais são colocados em solo, simplesmente plantando um gramado ou equipando relva artificial ao seu redor.
Você sabe Desde o final de 2015, o Centro Internacional de Batata de Lima e a NASA cultivam batatas em condições de estufa próximas ao microclima de Marte. Batatas mostraram bons resultados, os cientistas planejam continuar o experimento in vivo.
Nesta situação, não há restrições para voar sua imaginação. Você pode recorrer à ajuda de profissionais ou fazer esse projeto por conta própria, pois na Internet você encontra muitas idéias e informações interessantes sobre sua implementação. A principal coisa ao organizar um projeto próximo à estufa é observar os princípios de iluminação adequada, proteção contra os ventos e abrigo para seus vegetais ou flores.