Atualmente, os sistemas de irrigação da região de Nikolaev estão em condições insatisfatórias. A região pertence aos territórios com agricultura de risco e, se a irrigação for removida, isso afetará negativamente o volume da colheita e os resultados do trabalho das empresas agrícolas.
A vice do conselho regional de Nikolaev, Elena Donchenko, enfatiza que a restauração de um sistema de irrigação deve ser realizada de forma sistemática e consistente pelos representantes do povo.
Elena Donchenko diz que todos os objetos de recuperação e irrigação de terras foram lançados nos anos 60 do século XX. Em teoria, a quantidade de terra irrigada na região de Nikolaev é de 190 mil hectares. Mas, na prática, seu número é muito menor. Assim, em 1993, foram cultivados 185 ha da área total irrigada e, em 2018, seu número foi reduzido para 32 ha.
Em metade das terras irrigadas, o sistema de irrigação interno está desmantelado há muito tempo. Segundo informações de 2013, o maior número de desmantelamentos foi registrado nos distritos de Voznesensky, Bashtansky e Berezneguvatsky.
O deputado expressa confiança de que, ao realizar um inventário das instalações e redes existentes, verifica-se que a mesma situação ocorre em outras áreas da região.
Yelena Donchenko lembrou um caso recente de tentativas de desmantelar o sistema de irrigação no território da vila de Kobzartsi, distrito de Snigirevsky, e disse que sempre há amantes para lucrar com as despesas de outras pessoas.
O deputado enfatizou que agora precisamos de um programa existente para restaurar os sistemas de irrigação e aumentar essas áreas semeadas. Já existe e a própria Donchenko participou de sua criação. O programa é abrangente, inclui as questões mais importantes com as quais os moradores locais recorrem ao deputado em cada reunião.