Segundo especialistas do Ministério da Agricultura da Federação Russa, especializados na coleta e análise de dados estatísticos, o final da primavera e o início do verão de 2019 foram marcados por um ligeiro aumento da carne suína no mercado doméstico.
Em particular, em maio, o custo de um quilo de carne de porco com osso no mercado russo atingiu em média duzentos e setenta e três rublos e oito copeques. Para maior clareza, observamos que um mês antes, o custo médio de um produto similar não excedia duzentos e setenta rublos e noventa e oito copeques.
Vale ressaltar que, ao longo do ano, o custo da carne de porco nas prateleiras domésticas aumentou quase oito por cento. No entanto, nos primeiros dias deste ano, o preço por quilograma de carne de porco era seis décimos por cento maior do que no final de maio de 2019.
Analistas, tendo estudado os aumentos de preços da carne de porco no mercado russo nos últimos dois anos, chegaram à conclusão de que o limite mínimo de preço para esse produto foi fixado em março de 2018, quando o custo médio de um quilograma de carne de porco não excedeu duzentos e quarenta e oito rublos setenta e três kopecks .
O limite máximo de preços dos últimos dois anos foi fixado em janeiro deste ano e totalizou duzentos e setenta e cinco rublos e cinquenta e quatro copeques por quilo.
Observe que, nesta primavera, a carne suína custou mais aos consumidores do Extremo Oriente, que em média deram cerca de trezentos e vinte e seis rublos por quilo de carne. Mas os compradores do Volga tiveram mais sorte - em maio de 2019, não deram mais de duzentos e cinquenta e três rublos por quilo de carne de porco.