Cientistas da Academia de Ciências Agrícolas de Fujian, juntamente com a Fujian Newland Era Hi-Tech Co., criaram um robô que pode cuidar da saúde das plantas.
Um assistente eletrônico se move pelos corredores da estufa e coleta informações sobre as plantas, que ele passa para a pessoa. Ao mesmo tempo, o robô usa a tecnologia 5G e analisa os dados recebidos usando inteligência artificial.
Segundo Chen Lee, vice-diretor de marketing da Newland, o novo robô de desenvolvedores chineses pode diagnosticar a saúde das plantas e decidir por si próprio se são necessárias ações adicionais de controle de pragas em cada caso individual.
Na cabeça do robô estão duas câmeras de 5 megapixels e duas de 7 megapixels que registram a velocidade do vento, o nível de dióxido de carbono, a umidade do ar, a temperatura e outros indicadores ambientais.
A inteligência artificial, por sua vez, otimiza algoritmos, está envolvida na construção de um mapa de movimento, desenvolve rotas para superar obstáculos nos locais de trabalho, calcula a quantidade necessária de fertilizantes e água para regar as plantas que crescem em estufa.