O crescimento populacional é o fator mais significativo no crescimento projetado no consumo agrícola.
Provou-se que um aumento no número de pessoas com maior renda disponível leva a uma mudança na dieta, que inclui um aumento no consumo de carne e laticínios, o que, por sua vez, levará a um aumento adicional na demanda por culturas.
É esperada legislação ambiental mais rígida. Nos últimos 70 anos, os agricultores aumentaram as colheitas de várias maneiras, incluindo a aplicação de fertilizantes sintéticos e várias substâncias tóxicas em suas terras. Da mesma forma, alguns criadores aumentaram o crescimento de animais usando antibióticos. Nenhuma dessas abordagens está alinhada com a tendência global em direção a uma agricultura mais sustentável.
Essa prática fortaleceu a legislação para reduzir o uso de fertilizantes, pesticidas e antibióticos. Para os agricultores, isso significa que eles precisam encontrar métodos alternativos para aumentar a produção. A legislação tem um impacto significativo na parcela de produtos agrícolas alocados na produção de biocombustíveis.
Estudos de demanda futura mostram que o mundo precisará de 70 a 100% a mais de alimentos até 2050.
A agricultura e indústrias relacionadas são responsáveis por cerca de 1/4 das emissões globais de dióxido de carbono, que nas taxas atuais crescerão 0,5% a cada ano na próxima década. Portanto, outras restrições voltadas para o setor agrícola parecem prováveis em um futuro próximo.
- Os agricultores britânicos olham com cautela para o futuro, no qual vêem uma redução significativa nas ferramentas de proteção de culturas no contexto de um aumento na população do Reino Unido; seu número chegará a 73 milhões em 2040.
- Uma ilha povoada na costa noroeste da França está procurando um novo produtor de leite residente para fornecer 500.000 pessoas com leite fresco.
- Espera-se que a auto-suficiência da Rússia em leite aumente com a ajuda do estado. conforme relatado pelo vice-ministro da Agricultura.