Segundo dados divulgados pelos analistas da Rosstat, até o momento, os estoques de girassol nos ativos de organizações agrícolas da Federação Russa ultrapassam 820 mil toneladas. E isso é quase 43% a mais do que o volume de reservas semelhantes em 2018.
A razão para a grande quantidade de girassol nos depósitos dos agricultores russos, os especialistas chamam um nível recorde de produtividade nas safras anteriores.
Com base nas informações compartilhadas pelos funcionários do Ministério da Agricultura da Federação Russa, na atual safra, os agricultores domésticos conseguiram coletar mais de doze milhões de toneladas de girassol. Para comparação, acrescentamos que um ano antes a colheita em meados de maio era 22% menor que a real.Os analistas enfatizam que uma grande oferta de girassol no armazenamento também foi facilitada pela queda nas vendas desta safra este ano - 20% a menos do que na temporada anterior.
Nos últimos oito meses, os agricultores russos conseguiram enviar mais de cinco milhões e meio de toneladas de girassol. Vale ressaltar que esse indicador excede significativamente o volume de embarques na última temporada, quando foi possível obter 12% menos girassol.