O estudo descobriu que as mudanças climáticas podem prejudicar o cultivo de banana nos principais países produtores e exportadores.
As bananas são reconhecidas como a colheita de frutas mais importante, fornecendo comida, nutrição e renda para milhões de pessoas, tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas ao redor do mundo.
Embora muitos relatórios tenham abordado os efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola, os efeitos dos aumentos de temperatura e das chuvas nas principais culturas tropicais, como as bananas, são menos estudados.
Em um novo estudo do Dr. Dan Beber, da Universidade de Exeter, os cientistas examinaram os efeitos recentes e futuros das mudanças climáticas nos principais produtores e exportadores de bananas do mundo.
Isso mostra que em 27 países, que representam 86% da produção global de bananas de sobremesa, foi observado um aumento médio no rendimento desde 1961 devido às mudanças climáticas, o que levou a condições de crescimento mais favoráveis.
No entanto, o que é extremamente importante, o relatório também sugere que esses benefícios podem ser significativamente reduzidos ou desaparecer completamente até 2050 se a mudança climática continuar na taxa esperada.
Estima-se que em 10 países, incluindo o maior produtor e consumidor mundial de bananas da Índia e o 4 maior produtor do Brasil, seja projetado um declínio significativo no rendimento.
Neste novo estudo, a equipe avaliou a sensibilidade climática à produtividade global ou ao rendimento de bananas de sobremesa usando técnicas sofisticadas de modelagem.
O Dr. Varun Varma, autor do estudo, disse: “Acreditamos que já existem soluções práticas, mas estão espalhadas pelos países produtores de banana. Esse compartilhamento de conhecimento deve começar agora a neutralizar as perdas de safras previstas devido às mudanças climáticas. ”