Muitas vezes, os proprietários de terras, que cultivam tomates, mais cedo ou mais tarde enfrentam o problema de enrolar as folhas, amarelar e secar. Este artigo ajudará você a entender qual é o motivo da deformação da chapa foliar nos tomates e como lidar com isso.
Por que os tomates torcem as folhas e o que fazer
Há muitas razões para esse fenômeno, mas quase todas elas estão associadas a uma violação da tecnologia de cultivo ou a doenças dessa cultura. Quando as folhas são torcidas por um barco, o processo de fotossíntese diminui. A planta não recebe a quantidade certa de nutrientes, o que leva a uma diminuição significativa no rendimento.
As principais causas do dobramento das folhas podem ser divididas em dois grupos: não infecciosos e infecciosos.Você sabe Quando Karl Linney (naturalista da Suécia) viu um tomate pela primeira vez, ele o nomeou "Solanum lycopersicum»que se traduz como «pêssego lobo».
O primeiro está associado a uma violação da crescente tecnologia e consiste em rega excessiva, excesso ou falta de fertilizantes, clima quente, remoção inadequada de enteados ou danos ao sistema radicular da planta. O segundo grupo inclui danos ao arbusto por várias bactérias, que primeiro levam à torção do prato de folhas e, em seguida, a uma diminuição na cobertura das folhas na parte superior dos tomates, o que leva à morte da planta como um todo.Para evitar esses problemas, é necessário determinar com precisão a causa, saber como tratar o tomate (remédios químicos ou populares) e também como alimentá-lo, se necessário.
Calor
No verão, muitas vezes o termômetro sobe acima de + 30 ° C. A conseqüência da exposição à alta temperatura é a torção das folhas, independentemente do local de cultivo (em campo aberto ou em estufa).
No calor dos tomates, as folhas não apenas se enrolam em um tubo, mas também caem ovários e flores. Se o tomate é cultivado em estufa, a temperatura pode ser reduzida abrindo as janelas e portas. É verdade que os rascunhos afetam negativamente a taxa de crescimento dos tomates. A temperatura ideal para plantas em casa de vegetação é de + 21 ° C a + 23 ° C durante o dia e de + 17 ° C a + 19 ° C durante a noite. Se esses indicadores não puderem ser respeitados, a estufa será coberta adicionalmente com um pano branco, que refletirá parte dos raios do sol.
É mais difícil proteger os tomates dos raios abrasadores no campo aberto. Para proteger as plantas, é sombreada com materiais especiais (agrofibras ou uma malha especial). Também é necessário fornecer rega regular aos tomates (de manhã e à noite). E a cobertura do solo protegerá os arbustos da rápida perda de umidade. Como uma camada de cobertura morta, você pode usar uma camada de agulhas de coníferas, grama ou fertilizantes orgânicos. Além disso, o solo é regado com uma solução de nitroammofoski (com um cálculo de 15-20 g por cada metro quadrado do local).Se as folhas estiverem fortemente torcidas, independentemente do local de cultivo das plantas, você poderá tratá-las com uma solução aquosa de uréia ou uréia. A solução é preparada da seguinte forma (para 8 a 10 plantas): 1,5 colheres de sopa são adicionadas a um balde de água. eu carbamida. A solução resultante é pulverizada com tomates. ComVocê sabe A palavra "tomate" sofreu muitas mudanças: entre os astecas, essa planta parecia "tomate" e os franceses a chamavam de "tomate". Como resultado, a palavra "tomate" chegou ao idioma russo.
após três dias de folga, os arbustos são reprocessados, mas desta vez eles usam uma solução aquosa de sulfato de potássio (sulfato de potássio). Além disso, de 8 a 10 g de fertilizante inorgânico são adicionados a um balde de água. A solução resultante é pulverizada com 10-12 plantas.
Você pode usar o método usado por nossas avós. As plantas são pulverizadas com uma solução de sabão em pó e giz. Um balde de dez litros exigirá 0,5 kg de giz e uma pequena quantidade de sabão (para que a água fique com sabão, “grudenta”). Polvilhe as folhas com a solução resultante e você também poderá processar o solo. Este procedimento pode ser realizado durante o dia. Após o processamento, as folhas ficam brancas e, ao toque, esfriam.
Falta ou excesso de fertilizante
Todo engenheiro agrônomo sabe que sem fertilizantes é impossível obter uma boa colheita, mas sua superabundância também pode causar danos irreparáveis à planta. Para os tomates, ambos resultam em ondulação das folhas e redução de rendimento.
É importante determinar com precisão a causa da deformação da placa da folha. Assim, com acúmulo excessivo de zinco no solo, as chapas folheadas torcem, como ocorre com a falta de fertilizante. Uma superabundância desse elemento na planta causa a cor púrpura das folhas.
Com uma grande quantidade de fertilizante nitrogenado, as folhas começam a se deformar no topo da planta. A neutralização do excesso de nitrogênio ajudará a fertilizar com sulfato de potássio ou a introdução de cinzas de madeira ao redor do tronco no solo, que será previamente desapertado e regado.Importante! Se folhas retorcidas e murchas de cor verde-clara apareciam em um arbusto de tomate, então uma grande quantidade de manganês se acumulava no solo.
Para eliminar um excesso de manganês no solo é bastante difícil, mas possível: é necessário adicionar 4 vezes mais ferro que manganês. Substituir o solo ou recusar a cobertura que contém zinco resolverá o problema do excesso de zinco. Se o solo é podzólico, então já possui zinco em sua composição. A aplicação deste fertilizante mineral pode levar à morte da planta.Você pode observar que as folhas estão torcidas para fora e apodrecimento apical aparece nos frutos. Restaure o equilíbrio de cálcio adicionando uma mistura de nitrato de cálcio, cinza de madeira e carboneto. Todas essas substâncias são criadas em 1 balde de água na proporção: 18 a 22 g de salitre, 350 a 400 g de cinza e 8 a 12 g de carboneto. Essa mistura é aplicada como um curativo de base e é suficiente para 3-4 m².
Devido à falta de fertilizante, também pode ser observada a secagem e a deformação da cobertura foliar dos tomates. Essa deficiência é compensada pela aplicação da quantidade certa de fertilizante, mas, se aparecerem folhas cinzas retorcidas na casca do tomate, isso indica uma deficiência de fósforo. Nesse caso, regar os arbustos com uma solução de superfosfato ajudará. Para fazer isso, 80-90 g da substância são dissolvidos em um balde de água e plantas regadas (esse volume é suficiente para processar uma área de 3-4 m²).
Para restaurar o nitrogênio, eles geralmente recorrem a métodos populares. Em um balde de dez litros de água, 0,5 l de esterco líquido de vaca e 1 colher de sopa. nitrofoski. A mistura resultante é regada com tomates. Você também pode fertilizar plantas com infusão de urtiga concentrada. Para fazer isso, os verdes de urtiga são colocados em um recipiente (você pode pegar um barril) e mantidos sob a luz do sol escaldante por uma semana. A pasta resultante é diluída com água na proporção de 2:10. Apenas 0,5 l de fertilizante é suficiente para um arbusto. Esse curativo é realizado 2 vezes com intervalo de 10 dias.
Falta de umidade
Os tomates adoram regar abundantemente. Também deve ser sistemático. Especialmente se as plantas acabaram de ser plantadas. No entanto, muitas vezes o regime de irrigação é violado. E se comparado com o clima anormalmente quente, que está se tornando quase a norma, o arbusto está passando por um déficit severo de umidade.
Ao plantar mudas, os tomates precisam de 4-5 litros de água para ficar bem enraizados e enraizar-se em um novo local. Após o plantio no solo, é necessário regar as mudas após 9 a 11 dias a partir do momento do transplante; de cada arbusto, você precisa derramar de 6 a 8 litros de água.Antes do aparecimento de pedúnculos e frutas, as plantas jovens são regadas conforme necessário: em condições de estufa - 1-2 vezes, dependendo da temperatura, em campo aberto na ausência de chuvas, a frequência de irrigação é aumentada. Os tomates cultivados ao ar livre precisam ser regados toda semana, em um arbusto - de 5 a 7 litros de água.Você sabe O fruto de um tomate selvagem não pesa mais de 1 g e o fruto de plantas cultivadas — 1 kg ou mais.
Quando um ovário aparece na planta, a quantidade de água é aumentada em 1/3. No entanto, não perca de vista o clima.
Quando os tomates não recebem a quantidade necessária de umidade, as folhas começam a se embrulhar para dentro, o que minimiza a perda de umidade. Para restaurar o balanço hídrico, é necessário derramar 1,5-2 litros de água diariamente sob o arbusto. Se as bordas da folha estiverem dobradas para fora, isso indica um solo alagado. Quando aparecem sinais de excesso de umidade, a rega é interrompida por 10 a 15 dias.
Uma camada de cobertura ajudará a reter a umidade do solo. Os sábios populares recomendam o uso de agulhas e folhagens de coníferas, mas recentemente um "jardim preguiçoso" ganhou grande popularidade, cujo princípio é proteger o solo com ervas daninhas recém colhidas. A planta receberá nutrientes adicionais que são formados durante o processo de apodrecer a cobertura morta.Importante! É necessário molhar os tomates de manhã cedo ou à noite, quando não há calor. Use a água necessária à temperatura ambiente.
Escassez de baterias
É necessário manter um equilíbrio em tudo: desde a cobertura e a rega até a "quantidade" de luz solar. Se houver um desequilíbrio em alguma coisa, a planta está doente. Antes de tudo, as folhas sofrem, o que para o engenheiro agrônomo é um bom indicador da saúde do tomate. Assim, pode-se observar que, com uma deficiência de cobre, as folhas ficam amarelas e torcem. Manchas amarelas aparentes podem mais tarde ficar pretas. Repor o equilíbrio de cobre ajudará os medicamentos que contêm cobre (pode ser "Oksih" ou "HOM").
Além da falta de fósforo e cobre, pode haver uma deficiência de outros oligoelementos:
- se a folhagem estiver dobrada para dentro e a ponta estiver enrolada (isso é especialmente evidente em mudas), isso indica uma deficiência de zinco;
- a deformação de folhas jovens indica falta de boro;
- brotos jovens tornaram-se menores - falta de enxofre e cobre;
- a folhagem empalideceu e a torção é observada - quantidade insuficiente de Ca;
- folhas ficou amarelo e flacidez - deficiência de ferro.
Para compensar a falta desses elementos, você pode usar imunomoduladores, que podem ser usados em climas quentes. Quando está frio e a umidade é alta, você pode usar a solução "Solution" ou "Epin".Você sabe Folhagem de tomate são tóxicas. Após seu processamento, é utilizado no combate a pulgões, lagartas e outras pragas.
As cinzas infundidas para madeira são adequadas como cobertura (basta adicionar 2 xícaras de cinzas a um balde de água). A propósito, haverá uma solução de fermento, açúcar e cinzas. Para fazer isso, adicione 100 g de fermento úmido e 0,5 xícaras de açúcar a 3 litros de água, mexa tudo bem e deixe em um local quente por 7 dias. Após esse período, a mistura resultante é diluída em 10 litros de água e uma lata de 0,5 litro de cinza é adicionada. Consumo da mistura resultante: 1 litro por mato de tomate.
Danos na raiz
Se o sistema radicular da planta foi danificado durante o transplante, a placa foliar também se deforma. É difícil ajudar a planta, ele precisa de tempo para se recuperar. Em média, é de 4 a 5 dias, desde que o solo contenha todos os nutrientes necessários e uma quantidade suficiente de umidade.
Para que as raízes não sejam danificadas durante o transplante da planta para o local principal, jardineiros experientes recomendam o uso de vasos orgânicos para mudas. As suculentas são ideais, que não apenas protegem as raízes jovens de danos, mas também se tornam um bom alimento para a futura planta.Vasos de mudas orgânicas
Remoção incorreta de enteados
Para que os tomates cresçam e não desperdiçam sua energia (eles não se ramificam fortemente e a excessiva cobertura decídua não se enrola), brotos jovens chamados enteados são removidos regularmente da planta. Embora esse procedimento seja eficaz, muitas vezes, mesmo depois que as folhas começam a ficar amarelas, e às vezes até as inflorescências caem, sinalizando assim que a planta sofreu estresse. Essa situação ocorre se um grande número de enteados (ou suficientemente desenvolvidos, que não foram removidos em tempo hábil) são removidos.
Importante! Apenas brotos jovens com mais de 5 cm de comprimento devem ser removidos. Tais «limpeza» Os tomates toleram com muita calma e sem dor.
Os enteados são removidos pela manhã, não cortando, mas cortando brotos jovens. Os locais onde houve enteados devem ser tratados para proteger a planta de microorganismos nocivos. Como desinfetante, você pode usar alcatrão de bétula ou uma solução a 2% de peróxido de hidrogênio.Se, após remover os enteados, você perceber que as folhas dos tomates se enrolam e secam, devem ser tomadas medidas de emergência. A planta é fertilizada com um bioestimulador ou outros fertilizantes complexos, pulverizando a droga sobre o arbusto. Em uma semana, mudanças positivas serão notadas, mas esse estresse afetará negativamente o rendimento.
Pragas e doenças
A torção da placa foliar pode ser causada não apenas por cuidados inadequados da planta, mas também como resultado do ataque de pragas ou de várias doenças.
Os tomates começam a doer se as mudas foram plantadas com muita densidade, não há processamento regular das plantas e o solo não se solta. Tais doenças podem ser bacteriose, fitoplasmose, tomate colunar ou câncer bacteriano.
Se as folhas de um arbusto de tomate começaram a se enrolar e as inflorescências e frutas pararam de se desenvolver, isso pode ser causado por bacteriose. É muito difícil tratá-lo, já que a planta começa a desaparecer muito rapidamente, e os sinais de tal doença podem aparecer em apenas uma noite.Se você examinar o arbusto doente em detalhes, notará que o caule interno está vazio, há líquido nele e os tecidos internos são de cor marrom. A melhor maneira de lidar com esta doença é remover os arbustos afetados. Para evitar a disseminação, os especialistas recomendam pulverizar todas as plantas (mesmo se não houver sinais da doença) com Fitolavin-300. O medicamento é diluído em uma quantidade de 0,6-1 ml por 1 litro de água. A solução resultante é regada em cada bucha com um volume de pelo menos 200 ml. Esse tratamento atrasará a infecção de plantas saudáveis por 2-3 semanas.
Os sintomas da fitoplasmose são deformação e torção adicional da placa foliar na parte superior da planta (mais tarde adquire um tom rosado ou roxo característico). A folhagem inferior fica amarela. A droga mais eficaz no combate a essa doença é a fitoplasmina, que é tratada com plantas de acordo com as instruções.
Importante! Em tempo chuvoso, você não pode processar a planta, pois todos os esforços serão em vão. É melhor fazer isso em tempo nublado, mas seco. E no tratamento quente é realizado de manhã cedo ou à noite, quando os raios do sol não são tão abrasadores.
Todas as plantas podem ser tratadas duas vezes com uma solução de malatião. Para prepará-lo, você precisa de 10 litros de água e 20 g da droga.
Com o desenvolvimento do câncer bacteriano nos tomates, o prato frondoso começa a se deformar e depois desaparece. Pontos pretos específicos aparecem em brotos jovens. A planta é afetada gradualmente: primeiro, as folhas inferiores e, em seguida, o câncer afeta a planta inteira, subindo. A doença se espalha muito rapidamente com rega excessiva e danos à raiz do tomate.Câncer bacteriano de tomate É difícil tratar uma planta, mas é possível avisá-la nos estágios iniciais. Quando os primeiros sinais da doença aparecem, o arbusto é tratado com líquido de Bordeaux, sulfato de cobre ou oxicloreto de cobre. Antes do processamento, é necessário soltar o solo, pois durante o processamento a solução com a qual a planta será processada cairá no solo.O processamento deve começar com as folhas e o solo mais baixos, subindo gradualmente para o topo.
A torção da folhagem pode ser observada durante o ataque de pragas, uma vez que a maioria desses insetos se alimenta de seiva obtida das folhas das plantas. Na maioria das vezes, os tomates atacam um ácaro, mosca branca e pulgão.
A mosca branca é uma borboleta que prefere se estabelecer nos níveis mais baixos das plantas de efeito estufa. Identificar uma praga desse tipo é bastante simples: basta sacudir a folhagem, perturbando a borboleta. Vale a pena encontrá-lo - e a causa do sofrimento é determinada. Na luta contra a mosca-branca, qualquer inseticida disponível no mercado ajudará.Se você é um defensor de um jardim ecológico, pode usar remédios populares. Soluções de tintura de yarrow e sabão em pó ajudarão. A solução é feita com um cálculo de 5 l: pegue 150 g da planta e ½ barra de sabão. A mistura resultante é tratada de manhã cedo ou à noite com arbustos de tomate, começando pelas folhas inferiores. Para fins preventivos, o arbusto pode ser tratado periodicamente com tintura de dente de leão (500 g de plantas são adicionadas a um frasco de 3 litros) ou alho (4-6 cabeças por balde de 10 litros).
Outra praga que é bastante comum em condições de estufa e menos comumente em campo aberto é o ácaro. Ele come suco de folhagem, o que também leva a ondular e amarelar o prato da folha. Uma inspeção visual da planta revela uma fina teia.Importante! O processamento de tomates (especialmente preparações inseticidas) deve ser realizado o mais tardar 20 dias antes do amadurecimento da colheita.
Várias preparações químicas que visam combater os carrapatos (os chamados acaricidas) ajudarão a remover o ácaro. Esses medicamentos podem ser comprados em qualquer loja especializada na venda de sementes e outros medicamentos para o processamento de culturas. Os mais populares são Oberon, Flumight e Bornéu.Ácaro nos tomates Ajuda na luta contra esta praga e remédios populares. Você pode tratar a planta com tintura de cebola verde, alho ou dente de leão. Para preparar essas soluções, insista em 500 g de cebola e dente de leão ou de 10 a 15 dentes de alho em 3 l de água.
Ao cultivar tomates em solo aberto, essas plantas são mais frequentemente atacadas por pulgões. Ela gosta de se instalar no topo de um arbusto. Revelando que é fácil o suficiente. Evidências adicionais do aparecimento de pulgões na planta são as formigas, que são as principais transportadoras dessas pragas. É a presença de formigas que complica a luta contra os pulgões. Eles ajudarão a combater as formigas e os pulgões "Iskra" ou "Aktara".
Se as colônias de pulgões são insignificantes, você pode lidar com métodos alternativos. Basta processar o mato com infusão de absinto ou celandine. Para fazer isso, 500 g de absinto são insistidos em um frasco de 3 l (ou 250 g de celandine no mesmo volume). Você pode adicionar 70 a 80 g de sabão em pó na tintura (isso aumentará a área de cobertura das plantas com a mistura).Pulgões nos tomates O tratamento periódico com solução de cinzas também será útil. Para prepará-lo, serão necessários 300 g de cinza de madeira e 1 balde de água. Esta mistura é insistida por 2 dias, o que permite aumentar o valor nutricional da solução. Quando estiver pronto, eles começam a pulverizar a planta do topo da cabeça, caindo gradualmente.
Medidas preventivas
As precauções a seguir devem ser tomadas para evitar esses problemas e perda de colheita:
- se o verão estiver quente o suficiente em sua região (a coluna de mercúrio ultrapassa os + 30 ° C), será necessário sombrear as plantas e tratar periodicamente adicionalmente com uma solução de ureia ou permanganato de potássio;
- o uso de monofosfato de potássio ou “solução” permitirá uma nutrição equilibrada do tomate;
- mulching adicional do solo com adubo ou outro fertilizante orgânico preservará o valor nutricional do solo;
- A rega regular, levando em consideração as condições climáticas, protegerá a planta do excesso ou falta de umidade;
- com o aparecimento de pulgões, moscas-brancas ou ácaros, vale a pena usar preparações especiais. Como uma profilaxia contra os pulgões, a planta pode ser tratada periodicamente com cinzas de madeira, e a tintura de sabão de yarrow e de lavanderia ajudará as moscas-brancas, os ácaros - de dente de leão, alho ou cebola verde;
- se os arbustos do tomate sofrem de bacteriose, são imediatamente removidos, pois a doença pode se espalhar rapidamente para plantas saudáveis. É necessário tratar imediatamente arbustos saudáveis com preparações especiais;
- se as folhas estiverem enroladas em tubo e, ao mesmo tempo, há um espessamento dos galhos e do tronco, você deve aumentar a frequência da rega, pois a planta sofre com um excesso de nitrogênio nas camadas superiores do solo;
- enteado ajudará a restaurar o mato depois de aplicar uma grande quantidade de fertilizante;
- com a falta de umidade, a planta sofre estresse e as folhas se enrolam com um barco. Para eliminar tais conseqüências, é necessário aumentar a rega e somente após 7-14 dias a cobertura das folhas dos tomates retornará ao normal.
Dicas úteis
Ao cultivar tomates, algumas dicas úteis serão úteis:
- durante o cultivo em estufa de tomates, a temperatura pode ser ajustada usando janelas e portas abertas ou fechadas;
- tecido branco ajuda a proteger as plantas dos raios quentes na estufa. Tomates cultivados em campo aberto, sombreados com agrofibras ou outros materiais especializados;
- remova regularmente os enteados jovens da planta;
- a pulverização periódica não apenas protege contra pragas e doenças, mas também minimiza o impacto negativo de vários fatores (significando falta de nutrientes, exposição a altas temperaturas). As plantas de processamento são necessárias, levando em consideração as condições climáticas e 3 semanas antes da colheita;
- molhe os tomates com água em temperatura ambiente.