A colheita bruta de trigo na Ucrânia será recorde e atingirá 28,8 milhões, o que foi relatado por Victoria Blazhko, consultora da Agritel International.
Segundo ela, uma característica da nova estação poderia ser um aumento na oferta de trigo alimentar, em oposição a uma redução na quantidade de grãos de ração. Uma situação semelhante foi observada na Ucrânia em meados de julho.
O motivo foram as longas chuvas de maio, cujo impacto mais negativo foi sentido pelas lavouras de trigo no oeste da Ucrânia. À medida que a colheita avança para o oeste da Ucrânia, a participação do trigo alimentar na safra total de grãos ainda pode aumentar ainda mais.
Segundo Victoria Blazhko, apesar dessas circunstâncias, as previsões para a produção de trigo na Ucrânia na campanha de 2019-2020 permanecem recorde. A Agritel International espera uma safra de 28,8 toneladas. Por sua vez, o USDA prevê que os agricultores ucranianos coletarão 29 milhões de toneladas de trigo.
Em geral, de acordo com a Agritel, as perspectivas para 2019-2020 MY para o mercado global de grãos não são tão favoráveis quanto o esperado anteriormente. O crescimento significativo esperado na oferta global de trigo não ocorrerá.
O caso está na seca de junho, registrada nos países da Europa e na região do Mar Negro.