Em toda a Europa, existem movimentos civis destinados a uma forma diferente de agricultura. A Aliança Save the Bees and Farmers quer tornar a agricultura camponesa mais ecológica.
Várias organizações e fundações ambientais na quarta-feira em Bruxelas lançaram a Iniciativa de Cidadania Europeia Salvar as Abelhas e os Agricultores.
A Aliança para a Conservação da Diversidade e Agricultura de Espécies busca parar de usar pesticidas perigosos e ajudar os agricultores a mudar para um modo de produção mais saudável e ambientalmente amigável, disse o comunicado à imprensa.
A comissão da UE tem agora dois meses para considerar a iniciativa dos cidadãos. Depois de confirmar o registro, a Aliança deseja coletar um milhão de assinaturas na Europa em um ano.
Os ambientalistas acreditam que, sem mudanças profundas na produção agrícola, o colapso dos ecossistemas não pode ser interrompido. “Um quarto dos animais selvagens europeus está ameaçado de extinção, e o estoque de aves selvagens caiu pela metade nas últimas décadas.
Muitas raças de abelhas e outros insetos polinizadores estão em perigo. Além disso, cerca de 4 milhões de pequenas fazendas tiveram que ser fechadas entre 2005 e 2016 ”, afirmou a Aliança.
O projeto envolve a Fundação Aurelia, Amigos da Terra na Europa, Instituto de Meio Ambiente de Munique, Rede Europeia de Ação contra Pesticidas (PAN), GLOBAL 2000 e agricultores orgânicos, como Annemarie Gluderer, do Tirol do Sul.