Como resultado do programa de apoio estatal ao complexo agroindustrial, segundo o qual os jardineiros ucranianos recebem o valor da compensação pelo custo das sementes da seleção doméstica, existe o risco de um novo problema para os produtores ucranianos. Ministra de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia Olga Trofimtseva durante discurso no fórum “Agroport South Kherson - 2019”.
Trofimtseva observou que os programas existentes de apoio estatal precisam ser ajustados, porque em alguns casos é provável que cause um novo problema para os produtores ucranianos.
“Acho que com o novo parlamento será necessário trabalhar ativamente o suficiente no final deste ano para que, até 2020, possamos ajustar os programas de apoio estatal que temos. Sejamos honestos, temos um programa de apoio à jardinagem muito bem-sucedido.
Graças a ela, no ano passado, 90% das hortas plantadas na Ucrânia, incluindo berry, foram plantadas graças a esse programa de compensação parcial pelo custo das mudas. Mas agora vejo um problema que virá no próximo ano ou em dois anos.
Graças ao apoio, haverá muita produção de frutas frescas, mas onde os produtores a conseguirão? ” - comenta a atuação Ministro. Ela diz que nem todos os jardineiros podem ir ao mercado externo com produtos frescos, bem como ir a supermercados, pois o volume de sua produção não permitirá isso.
"" É necessário desenvolver o processamento - coisas comuns, como secagem, congelamento, união em cooperativas. Se as pessoas tiverem de 5 a 10 ha cada, nunca poderão produzir remessas para entregar produtos a supermercados ou no exterior.
Consequentemente, as orientações do apoio estatal devem corresponder a uma visão abrangente. E o estado deve ajudar a entrar no mercado externo ”, resumiu Trofimtseva.