Os agricultores acreditam que as colheitas e a água da Escócia são ideais para um mercado no valor de £ 367 milhões.
Agora, no Reino Unido, as vendas de leite vegetal ultrapassam 367 milhões de libras e os números continuam a crescer à medida que mais pessoas recusam carne e laticínios.
O fazendeiro Gordon Renny, que cultiva há 44 anos, diz que a Escócia é ideal para obter lucros enormes ao produzir seu próprio leite de aveia.“A aveia é uma colheita local na Escócia. Cultivamos a melhor aveia e obtemos a água mais pura. Poderíamos estar à beira de algo grande ”, disse o agricultor que criou aveia, isto é ouro do sul, nos últimos três anos.
Gordon retornou recentemente da Nova Zelândia, onde pretende construir uma planta para a produção de leite de aveia por 20 milhões de libras. Ele disse que uma nova variedade de aveia cultivada lá foi misturada com água local em testes de bebida com aveia. O resultado foi como leite de vaca.
Barbara Bolton, co-fundadora da Go Vegan Scotland, disse que os benefícios do leite de aveia não serão apenas financeiros: “Um estudo recente da Harvard Law School mostrou que 50% das culturas na Escócia são projetadas para alimentar os animais que comemos. O estudo também diz que, se redirecionarmos as culturas para a alimentação humana, reduzirá as importações e as emissões, além de aumentar a quantidade de proteínas e uma dieta saudável. ”Mas a secretária da Associação Escocesa de Gado de Leite, Janette Mati, foi cuidadosa. Ela afirmou: "Reconhecemos que a bebida de aveia é um bom produto para usar como substituto, mas não deve ser vendido como leite".