O crescimento da vida selvagem torna as plantas mais resistentes. Mas vários estudos mostram que a ameaça de extinção paira sobre os ancestrais selvagens das plantas domesticadas.
Seus descendentes mais famosos - plantas cultivadas, que são cruciais em uma dieta saudável, geralmente não são tão resistentes. Os genes que tornam resistentes os parentes selvagens das culturas podem tornar as plantas mais preparadas para um futuro climático adverso.
Discurso direto: "Parentes de culturas silvestres são uma das principais ferramentas usadas para cultivar culturas adaptadas a condições mais quentes, mais frias, mais secas, mais úmidas, mais salgadas e outras difíceis", disse Colin Khoury, cientista do Centro Internacional de Agricultura Tropical ou CIAT.
O berço da cenoura é o Afeganistão, onde cresce em estado selvagem e possui vegetais roxos, brancos e amarelos brilhantes.
Segundo ele, eles são afetados pela destruição de habitat, excesso de colheita, mudança climática, poluição, espécies invasoras, etc. Se medidas urgentes não forem tomadas, muitas delas desaparecerão da face da Terra.
A atenção de Khuri e seus colegas foi dada a parentes selvagens de vegetais como pimenta, alface e cenoura. A publicação mais recente foi sobre a distribuição, o status de conservação e a resistência ao estresse das abóboras selvagens e da família das abóboras, como abobrinha e abóbora. Os resultados foram publicados on-line em 10 de dezembro no Plants People Planet.
Os pesquisadores descobriram que muitos parentes selvagens de plantas cultivadas precisam de proteção e armazenamento em bancos de genes para sobreviver. Eles determinaram que mais de 65% das abóboras selvagens e mais de 95% das pimentas selvagens não estão representadas em nenhum banco de genes do mundo.
Os bancos de genes são armazenamentos de sementes e materiais vegetais que fornecem reprodução constante de novas plantas e permitem que os cientistas estudem suas características genéticas, muitas vezes complexas.
- Um organismo de quarentena que danifica mais de 250 espécies de plantas foi encontrado na região de Poltava.
- Novo vídeo britânico sobre uma carreira em agronomia e o papel da proteção de plantas.
- No novo centro da Bélgica, serão examinados insetos e plantas.