A precipitação acima da média nas principais regiões da produção de cacau da Costa do Marfim aumentará a produtividade média de abril a setembro, mas as secas no centro do país levantam preocupações - os agricultores locais expressaram esses tipos de culturas na segunda-feira, 25 de março.
A Costa do Marfim, maior produtor mundial de cacau, entrou na estação chuvosa, que vai de meados de março a final de outubro. "A precipitação será mais abundante nas regiões costeiras e do sul a partir de abril", disse um meteorologista do governo à Reuters. Ele se recusou a se identificar porque não recebeu permissão para divulgar essas informações.
Os agricultores disseram que um grande número de vagens grandes nas árvores já está maduro e deve trazer uma colheita saudável em abril e maio, e boas chuvas nesta semana ajudarão a colheita.“Muitos agricultores estão colhendo no momento. Eles esperam que o preço médio da safra permaneça em US $ 1,3 por quilo ", disse Koffi Kuame, um agricultor que trabalha nas proximidades de Subre. Os dados coletados pela Reuters mostraram que as chuvas em Subre, incluindo as regiões Sassandra e San -Pedro, na semana passada, estava no nível de 23,3 mm, 8,2 mm acima da média há cinco anos.
As chuvas na semana passada foram superiores à média nas regiões sul de Agboville e Divo e na região leste de Abengourou. Segundo os agricultores, grãos de boa qualidade aparecerão se a chuva continuar no próximo mês.