Nos últimos anos, as variedades de damasco Kichiginsky ganharam grande popularidade entre os jardineiros. Para cultivar uma árvore dessa variedade em casa, é necessário familiarizar-se com suas principais características, tempo e tecnologia de plantio, além de aprender mais sobre os cuidados com a planta. Sobre esses e outros detalhes - mais adiante neste artigo.
História da criação de variedades
O damasco Kichiginsky é um híbrido obtido em 1978 como resultado do cruzamento de duas variedades de damasco: manchuriano e siberiano. O cruzamento ocorreu no South Ural Research Institute pelos criadores K.K. Mullayanov e A.E. Pankratov. Em 1999, essa variedade foi incluída no Registro Estadual de Realizações de Melhoramento da Rússia.
Caracterização e descrição da variedade
Árvores desta variedade são de tamanho médio, altura de 3-4 m. As plantas de Crohn são de forma redonda e densa. Damasco atira Kichiginsky vermelho, em linha reta. As folhas são pequenas, redondas, verde escuro. Os frutos são redondos, a pele é amarela. A polpa também é amarela, suculenta, com sabor agridoce. O peso de uma fruta é de 14 g. A gosto, as frutas são classificadas em 4 pontos em 5 possíveis.
A árvore começa a dar frutos no quinto ano após o plantio. Começa a florescer no início de maio, as inflorescências da planta são rosadas. A variedade reivindicada precisa de polinização, portanto, próximo a ela, é necessário plantar variedades como Chelyabinsk Ranniy, Piquant.
- Os benefícios do damasco de Kichiginsky incluem:
- resistência ao gelo até -40 ° C;
- colheita rica;
- alto prazo de validade da fruta.
A desvantagem da variedade reivindicada é o tamanho pequeno da fruta.
Características do plantio de damasco
Antes de iniciar o plantio de damascos da variedade Kichiginsky, é necessário preparar o local e familiarizar-se com o tempo e a tecnologia do plantio.
Importante! O site deve ser bem iluminado, espaçoso, sem rascunhos. É necessário solo fértil, solto, ar bem permeável e absorção de umidade.
O plantio de mudas é necessário no início da primavera, assim que as geadas desaparecem e o solo esquenta.
A escolha de mudas para o plantio
Ao comprar mudas, você deve abordar cuidadosamente sua escolha e levar em consideração os seguintes pontos:
- A casca de uma árvore não deve ter defeitos pronunciados, sinais de doença ou arranhões.
- As mudas são melhor escolhidas com ramificações abundantes, pois com um grande número de galhos, é mais fácil formar uma coroa regular na árvore. Ao mesmo tempo, deve haver um condutor direto forte, porque se for fraco, durante o período de crescimento, fortes ramos o afogarão. Você não deve escolher árvores com dois condutores, pois durante o período de frutificação pode haver um risco de ruptura entre elas, como resultado da qual a árvore morrerá.
- O sistema raiz deve ser forte. Você precisa inspecionar as raízes, elas devem ser frescas, sem defeitos, com 3-4 processos fortes de 20 a 25 cm de comprimento.Se houver folhagem na árvore, ela deve ser cortada, porque as folhas desidratam a planta.
Preparando o material de plantio
Antes do plantio, a planta deve estar preparada para esse processo. Para fazer isso, prepare uma mistura de verbasco e argila, cuja consistência deve ser como creme de leite. O sistema radicular das mudas é colocado nesta mistura por 5 horas.
Você sabe O líder mundial no cultivo de damasco é a Turquia. Até 600 mil toneladas de frutas brilhantes e aromáticas são cultivadas neste país anualmente.
Aterragem direta
Depois de selecionar um local para o plantio e comprar uma muda, você pode começar a plantá-lo.
O algoritmo de ações é o seguinte:
- Cavar um buraco de 60 × 70 × 70 cm de tamanho.Neste caso, é necessário dividir o solo escavado em duas partes: coloque a camada superior (fértil) em uma direção e a inferior na outra.
- Coloque a drenagem de seixos no fundo do poço; sua camada não deve exceder 10 cm.
- Misture a camada superior da terra com estrume (8 kg), superfosfato (60 g), cinza de madeira (500 g) e sulfato de potássio (20 g).
- Com esta mistura, preencha o buraco 40 cm e regue abundantemente.
- Para instalar um pino no centro do poço, seu comprimento deve ser de 1,5 m - servirá de suporte.
- Forme um monte perto do pino.
- Coloque um broto em uma colina e amarre-o a um pino.
- Adicione o solo e compacte.
- Despeje as mudas com 2-3 baldes de água.
Características dos cuidados com as variedades de damasco Kichiginsky
Depois que o damasco é plantado em um local permanente, é necessário fornecer à árvore os cuidados adequados e oportunos, que incluem rega, fertilização e formação de uma coroa. É igualmente importante tomar medidas preventivas oportunas contra o aparecimento de doenças e pragas.
Você sabe Nos Estados Unidos, a Califórnia é líder na produção de damasco. E o dia 9 de janeiro nos Estados Unidos é considerado o Dia Nacional do Damasco.
Alimentação e rega
É necessário regar o damasco Kichiginsky 2 vezes por estação: durante o período de crescimento da parte aérea e amadurecimento do fruto. 30 l de água são consumidos por árvore, enquanto ela deve estar quente e assentada. É necessário trazer o líquido diretamente abaixo de um tronco de árvore.
Quanto aos fertilizantes, esse processo é realizado 2 anos após o plantio. Fertilize a planta na primavera, antes que os brotos comecem a florescer, usando nitrato de amônio ou uréia. Em 1 m² de projeção em coroa, são necessários 8 g de substância. No início do verão, você precisa alimentar as árvores com uma solução de verbasco na proporção de 1:20 para regar ou substituir essa mistura por uma solução de fezes de frango na proporção de 1:10 com água.
Métodos de corte
As árvores de poda dessa variedade são realizadas para dar uma certa forma à coroa (essa poda é chamada de formativa), bem como para libertar a árvore dos galhos danificados. Para melhorar a árvore, é necessário no início da primavera podar galhos defeituosos e congelados. Como o damasco é uma colheita que precisa de luz suficiente, é necessário afinar a copa da árvore, cortando os galhos mais espessos. Para fazer isso, use tesouras de jardim ou uma faca afiada.
Importante! Fatias na árvore devem ser tratadas com variedades de jardins para desinfetar os galhos e impedir a propagação de micróbios patogênicos ao longo do tronco da árvore.
Para garantir uma colheita fácil, a coroa pode ser formada na forma de um arbusto. Outra opção é uma coroa em forma de xícara. Para fazer isso, deixe de 5 a 6 rebentos, cujo comprimento deve ser de 40 a 50 cm, e os galhos com até 30 cm de comprimento devem ser beliscados para ramificação adicional. Nesse caso, o condutor central é removido.
Doenças e Pragas
Apesar da alta imunidade da variedade de damasco reivindicada, ela ainda está exposta a algumas doenças e, com cuidados inadequados, a planta pode ser infectada por parasitas.
O damasco Kichiginsky pode ser afetado por tais doenças:
- Podridão de frutas. O principal sintoma dessa doença é o aparecimento de manchas marrons nos frutos, como resultado do processo de decomposição e o fruto se torna inadequado para consumo. Para se livrar da podridão de frutas, é necessário processar damasco com uma solução de Hórus ou Nitrafen. Como medida preventiva, é necessário remover as folhas caídas de debaixo da árvore e queimá-las fora do local.
- Scab. A presença da doença pode ser determinada pelo aparecimento de manchas verdes ou marrons nas folhas, que gradualmente se deslocam para os frutos. Para se livrar dessa doença, você precisa tratar a planta com agentes que contenham cobre. Para proteger o damasco Kichiginsky da aparência da crosta, é necessário remover as folhas caídas em tempo hábil e também seguir as regras para cuidar dessa colheita.
Além disso, a variedade Kichiginsky está sujeita à invasão de tais pragas:
- Leafloader. O principal sinal de sua aparência é a folhagem dobrada em um tubo, bem como o aparecimento de rachaduras na casca. Para se livrar da praga, você precisa processar a planta "Clorofos". Para fins preventivos, a planta deve ser pulverizada com inseticidas no início da primavera e no final do outono.
- Weevil. Afeta folhas e inflorescências; em formas graves da doença, as folhas caem. Para o tratamento da madeira, são utilizadas as preparações Decis e Kinmix. Para fins de prevenção, eles escavam o solo ao redor do tronco da árvore e, no início da primavera e no final do outono, tratam a planta com inseticidas.
Colheita e armazenamento
A colheita dessa variedade de damascos é realizada no início ou meados de agosto. As frutas são bem toleradas porque têm casca dura. Além disso, eles podem ser armazenados por um longo período na geladeira (10 a 14 dias). Eles são adequados para fazer geléias, conservas, compotas e várias conservas. Para prolongar a vida útil, os damascos podem ser congelados durante o inverno.
Depois de se familiarizar com as principais características, época e tecnologia do plantio das variedades de damasco Kichiginsky, além de conhecer as regras de cuidados e segui-las claramente, você pode obter uma rica colheita de deliciosas frutas.