Nesta semana, na Ucrânia, há um aumento no custo das cebolas da nova safra em 7 a 10%, disseram analistas da Info-Shuvar.
Esse aumento de preço surpreendeu os comerciantes do país, acostumados ao fato de que o custo das cebolas em junho geralmente cai devido ao aumento da oferta de produtos de inverno.
Este ano, de acordo com 13 de junho, os produtores agrícolas do sul da Ucrânia vendem vegetais a um preço de 9 a 11 UAH / kg, que é de 0,3 a 0,36 euro / kg. E no maior mercado atacadista da região oeste da Ucrânia, as cebolas de uma nova safra são vendidas a um preço de 14-16 UAH / kg ou 0,46-0,53 euro / kg. Em 2018, este produto foi vendido pela metade do preço.
Este ano, o alto custo das cebolas na 2ª década de junho está associado às condições climáticas do sul do país. Chove lá, o que interfere na seleção completa de cebolas em meio à crescente demanda por ela.
Nesse sentido, os produtores agrícolas da região de Kherson conseguiram aumentar os preços de seus produtos nesta semana. Se a precipitação parar, os preços das cebolas caem rapidamente, disse Tatyana Getman, chefe do departamento de análise do mercado de Shuvar.
Segundo os produtores ucranianos, a venda de cebolas de inverno durará até meados de julho, quando é esperada uma queda de preço. Depois disso, começam as vendas de mudas. E mais tarde variedades de vegetais estarão à venda no início de agosto.