No território dos jardins espanhóis, a produção de frutas cítricas é significativamente reduzida.
Nos últimos cinco anos, os agricultores espanhóis não conseguiram atingir os volumes recordes de produção registrados em 2014. Felizmente, nos países europeus vizinhos da Espanha - Grécia e Portugal - a produção de citros não diminui.
Essas informações foram compartilhadas por representantes da assessoria de imprensa do Ministério de Agronomia e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia. O departamento também enfatiza que a situação com cítricos espanhóis é preocupante.
Devido ao fato de que na Espanha a produção de laranjas, limões e outras culturas cítricas está em declínio, o valor desses produtos agrícolas está começando a aumentar no mercado europeu. E hoje, o custo médio de centenas de quilos de laranjas nos mercados da UE é cinco euros mais baixo que no ano anterior.
A estabilidade de custos permanece, mas analistas de mercado prevêem um aumento no preço. Note-se que a Espanha é um grande importador de laranjas da República da África do Sul.
E se a colheita de citros do país for extraordinariamente escassa, os varejistas espanhóis serão forçados a aumentar o custo de produção - importados e escassos no mercado interno.