A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) anunciou na quarta-feira, 3 de abril, o primeiro caso registrado de peste suína africana (ASF) no Camboja.
A OIE anunciou que o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Camboja registrou o primeiro caso confirmado de ASF no país em uma fazenda de porcos perto da fronteira com o Vietnã.
O ministério disse que o vírus foi detectado pela primeira vez em uma fazenda de porcos na província de Ratanakiri em 22 de março e resultou na morte de 400 porcos, bem como no abate de outros 100 porcos.
Para impedir que o vírus se espalhe para Taiwan, o Departamento de Inspeção e Quarentena de Animais e Plantas de Taiwan (BAPHIQ) anunciou no mesmo dia que, se confirmado, os viajantes que chegassem do Camboja para transportar produtos suínos enfrentariam uma multa de 6.489 Dólares americanosFen Hai-tung, diretor geral da Inspeção e Quarentena de Sanidade Animal e Vegetal de Taiwan, disse que se forem apanhados com suínos pela segunda vez, serão multados em US $ 678.965,6.
Feng Hai-tun pediu aos passageiros que não violem as regras e cooperem para impedir a propagação da epidemia e proteger a criação de porcos. Feng disse que novas multas oficiais para passageiros que chegam do Camboja com carne de porco na bagagem entrarão em vigor às 4 da manhã de 4 de abril.