A pesca da carpa continua sendo um dos passatempos favoritos dos pescadores. Este peixe será sempre muito popular entre eles. Para que a pesca traga uma boa captura, você precisa saber quando o zhor começa no cruzador. É importante determinar o período mais favorável para a pesca.
Quando o zhor de um cruzado começa e termina
Em diferentes épocas do ano, o menor representante de ciprinídeos começa a comer com base em vários fatores. Por exemplo, a temperatura do ar e da água certamente afetará o apetite do peixe. O início e o período do zhor também dependem das flutuações do barômetro, precipitação, direção e força do vento.
Primavera e outono
A pesca de ciprinídeos no início da primavera na mesma região (região), mas em diferentes bacias hidrográficas, pode começar com uma diferença de tempo de cerca de uma semana. Os pescadores notaram que a mordida de carpa começa principalmente em lagoas, onde são os únicos representantes de peixes. Se outros habitantes da água, como sargos, baratas ou poleiros, viverem no reservatório, esse peixe começará a morder um pouco mais tarde. Isso deve ser levado em consideração ao escolher uma bacia de água para capturar um representante de ciprinídeos na primavera.
Você sabe As atividades mais antigas relacionadas à criação de carpa cruzada foram registradas antes da Dinastia Han Oriental, na China (25–189 dC), segundo pesquisas arqueológicas, e antes da Dinastia Song (960–1279 dC), com base em registros.
Se o gelo cair em março, é hora de pegar os cruzados. No entanto, você precisa abordar cuidadosamente a escolha de um local de pesca. Como o clima ainda está mais frio neste mês, o peixe prefere comer nas camadas mais quentes do reservatório - em águas rasas a uma temperatura de + 8 ... + 10 ° C. Não será possível encontrar carpa cruzada a uma profundidade superior a 1 m. É necessário observar a direção do vento. Bem, se ele sopra do sul em uma direção, então os peixes podem ser capturados lá.
A pesca de março é caracterizada pela pesca. Faz sentido usar mormyshka como um bico no primeiro mês da primavera. A escolha dela é a mesma do inverno. O comportamento do cruzador é impossível de prever, por isso é aconselhável ter bicos claros e escuros no seu arsenal. A quais deles os peixes reagirão, serão determinados apenas durante a pesca.
No início da primavera, não há comida suficiente nos corpos d'água, portanto, para capturar carpa cruciana em março, ela pode ser usada como isca para moscas ou vermes. Se a isca de origem animal não é do gosto dos ciprinídeos, vale a pena tentar alimentar com milho, pão preto, cevada no vapor, sêmola ou cevada. A pesca de abril é diferente da pesca de março, já que a pesca já é possível em profundidade. Como alimento, iscas de origem animal e vegetal são adequadas. É necessário experimentar e, em seguida, será possível capturar um indivíduo grande se a água aquecer até +12 ... + 13 ° С.
A pesca de maio é caracterizada por zhor ativo na carpa cruzada. Não há dúvida de que a pesca de ciprinídeos em maio será mais bem-sucedida do que nos dois primeiros meses da primavera. Os pescadores recomendam usar uma donka e um alimentador com isca de legumes (para capturar amostras grandes) como equipamento. Pouco antes da desova, o peixe crucian está especialmente ansioso para morder iscas de origem animal.
Do exposto, segue-se:
- a melhor mordida de peixe na primavera será com o nascer do sol e à noite antes do pôr do sol em tempo nublado e quente;
- em maio, quando a temperatura do ar e da água subir (cerca de + 8 ° C), a pesca terá o maior êxito possível;
- a estação principal para capturar um representante dos ciprinídeos pode ser aberta com segurança no final de abril ou no início de maio;
- a captura mais bem-sucedida deve ser esperada antes da desova dos peixes.
Importante! À noite, quando a temperatura do ar cai para zero e a água começa a esfriar, o cruzado tenta ir a uma profundidade. Depois do pôr-do-sol, em regra, a mordida para, ao contrário da pesca no verão.
Na primavera, há intervalos de tempo em que você pode observar as melhores mordidas da carpa cruzada. Durante esse período, o apetite aumenta, principalmente pela manhã e antes do pôr do sol. À tarde, quando o reservatório começa a aquecer, o peixe fica inativo. Do ponto de vista da sazonalidade, a carpa crucian é capturada ao mesmo tempo que a carpa; portanto, geralmente do início da primavera ao final do outono, você pode esperar boas mordidas, o principal é que a água é relativamente quente.
No primeiro mês de outono, mantendo o clima quente, os cruzados continuam a viver como no verão. Não estão longe da costa, onde a água lhes é agradável - +10 ... + 16 ° C. Também na zona costeira, esse peixe encontra facilmente alimentos vegetais e organismos animais. Em setembro, o representante da carpa morde qualquer isca.
Para atrair um bando de carpa pesada para o local de pesca, você pode usar iscas aromáticas (com óleo vegetal, morango, alho, mel, anis).
Com o início do tempo frio do outono e o resfriamento da água abaixo de + 10 ° С, o peixe sai da costa e fica em algum tipo de depressão ou tocas no lodo. Crucian se torna inativo. Mesmo dentro de um alcance de 10 m, o peixe não responde à isca.
Vá pescar no outono:
- Mais perto do jantar - de 10 a 14 horas (a melhor hora).
- Em tempo nublado e quente, a mordida dura até 15 horas e, em calma e sossegada, sem alterar a direção do vento - as mordidas são possíveis até 17 horas.
- Durante o "verão indiano".
Antes e depois da desova
A carpa cruciana começa a aparecer quando a água aquece de + 14 ° С a + 18 ° С, e se torna ativa a +12 ... + 14 ° С. O início e a duração da desova dependerão da temperatura da massa de água, das condições climáticas e de quais são as características da lagoa ou lago. Em regiões quentes, a desova desse representante de ciprinídeos pode começar a partir do final de abril e em regiões frias até meados de junho. Este período, importante para qualquer peixe, pode ser proporcional ou faseado. No período pré-desova, há picos pronunciados de boa pesca, quando surge um zhor ganancioso ou completa falta de peixe. Isso é completamente predeterminado por uma combinação de indicadores climáticos e mimos da carpa cruciana no momento.
Importante! É possível pegar um excelente troféu, que excederá 1 kg, no período pré-desova.
A primeira ninharia aparece, e mais tarde - espécimes médios e grandes. Este período dura 2 semanas se o tempo estiver estável e quente. O cruzador de prata lança ovos durante o aquecimento da água a cerca de + 15 ° C. Para o representante de ouro dos ciprinídeos, é necessária uma temperatura mais alta para a desova - cerca de +20 ... + 22 ° C. O retorno de geadas ou o resfriamento repentino pode interromper esse processo.
A pesca durante a estação de desova da carpa cruzada é bastante difícil, mas você ainda pode contar com um resultado bem-sucedido. Você precisa conhecer o comportamento dos ciprinídeos quando eles têm jogos de acasalamento. Nesse caso, você não precisará usar dispositivos de caça furtiva. No entanto, é melhor simplesmente contemplar a natureza durante esse período. De maio a junho, a pesca deve ir para grandes massas de água, onde existem outros tipos de peixes.
Você sabe Em julho de 1999, Brent Olgers, de Macon, na Geórgia, estabeleceu um recorde mundial para o maior período de pesca. Usando o carretel Zebco 33 Classic, o pescador jogou 6501 vezes por dia, uma média de 270 peças fundidas por hora.
Espécimes pequenos nessas bacias hidrográficas começam a acasalar muito antes dos indivíduos grandes. Neste momento, a carpa cruciana pode ser encontrada nos recessos do reservatório, a cerca de 5 a 8 m da costa. Para isca, é melhor usar moscas caddis, vermes sanguíneos, larvas. Mingau de cevada pérola e massa aromática podem servir como uma boa isca. Durante a desova, a pesca deve ocorrer às 8 da manhã ou às 15 horas.
Karasu precisa de energia para se recuperar da desova. Neste momento (após uma semana), o zhor pós-desova começa. Para atrair peixes, você pode tentar mudar a isca de origem animal para um menu de vegetais. As características do tempo e da água terão um efeito importante na picada. Se a lagoa ou lago é rico em alimentos, então, pela primeira vez, a carpa cruzada pode se alimentar, portanto, a escolha da isca deve ser tratada seletivamente. Recomenda-se tentar pegar pão integral, bolo e Hércules.
É possível pegar crucian durante zhor
Os pescadores dizem que quando o "peixe sai", você pode pegar os maiores troféus, e o "ninharia" pulará para fora do reservatório. Durante a primavera zhora, a carpa crucian não mostra tanta cautela como no verão. Sabe-se também que, assim que a rosa brava floresce, o peixe bica perfeitamente, o mais importante é que um lanche saboroso seja preparado para ele.
Vídeo: zhor karasy
Pegar carpa cruciana na primavera e no outono pode ser um passatempo agradável e um teste real. É importante escolher a hora e o local certos para a pesca, levando em consideração as características do reservatório. Você deve preparar iscas com um cheiro atraente, escolher o equipamento certo para a pesca.