A Agência Canadense de Inspeção de Alimentos, de acordo com um comunicado do lado chinês sobre a falsificação de documentos, parou de emitir certificados de exportação para a China para todos os tipos de carne de porco e carne bovina a partir de 25 de junho.
Funcionários de ambos os países estão em contato próximo sobre esse assunto e uma investigação criminal está em andamento.
Gary Stordy, diretor de assuntos governamentais e corporativos do Canadian Pork Board, enfatiza que isso não é de forma alguma uma questão de segurança alimentar, mas parece ser uma situação em que os certificados de exportação canadenses são essencialmente adulterados.
Stordy explicou que autoridades canadenses e autoridades criminais estão investigando a situação: “Estamos pedindo ao governo canadense que continue o diálogo entre os dois oficiais do governo, a CFIA no Canadá e as autoridades chinesas, e que nos mantenha informados sobre o progresso. Entendemos que levará algum tempo para resolver o problema, mas esperamos que demore semanas, não meses. ”
O diretor de governo e assuntos corporativos do Canadian Pork Council também disse que “todos os produtos que estavam em trânsito ou que poderiam ter sido enviados a partir de 25 de junho serão comercializados.
O restante do produto, que não foi preparado ou empacotado e pronto para ser enviado para a China, será idealmente absorvido em outros mercados. ”