O mascote é uma das variedades antigas e bem estabelecidas da seleção ucraniana para uso industrial. Sobre os recursos dessa variedade e seus cuidados, leia a revisão.
História da criação de variedades
A variedade foi obtida no Instituto de Horticultura de Irrigação dos EAU em 1956. Variedades parentais - Drogana Yellow e Valery Chkalov. A equipe de desenvolvimento foi liderada por M. Oratovsky e N. Turovtsev. A cereja doce destina-se à 6ª zona de resistência ao gelo com uma temperatura mínima de –23 ° C.
Descrição e características de cerejas talismã
É considerada uma cultura de maturação média. A frutificação começa aos 4 anos. O amadurecimento ativo das frutas ocorre na primeira quinzena de julho. O mascote é parcialmente auto-fértil, portanto, precisa de um companheiro polinizador. Pode ser a variedade parental Valery Chkalov, Bigarro Burlat, April ou Skorospelka.
Você sabe Das milhares de variedades de cerejas cultivadas no mundo, apenas 10% são adequadas para o cultivo industrial. Este grupo inclui a variedade talismã.
Característica da variedade:
- a árvore pertence a vigorosa, com uma força de crescimento bastante pronunciada;
- coroa - espessa, de forma esférica;
- formações de frutas são colocadas nos ramos do buquê e crescimento do primeiro ano;
- caracterizado por alta resistência ao gelo, resistência ao gelo, doenças fúngicas;
- Possui alta produtividade - até 70 kg de frutos de uma árvore.
Os frutos são caracterizados por:
Tamanho | até 20 mm |
Formulário | coração chato |
Peso | 10 g |
Cor | vermelho escuro |
Celulose | suculento, semi-crocante, agridoce |
Casca | fino, denso, brilhante |
Osso | médio, facilmente destacável |
Pedúnculo | média |
Classificação de degustação | 4.9 pontos |
Teor de açúcar | 15,5 Brix |
Ácidos | 5,5% |
Os frutos são adequados para a secagem, uma vez que a porcentagem de matéria seca neles é superior a 23. A doçura depende da umidade - quanto maior o indicador durante o amadurecimento da safra, menos açúcares os frutos contêm.
Vantagens e desvantagens da variedade
- As vantagens do mascote são:
- Amadurecimento "amigável";
- frutificação estável;
- excelente sabor;
- resistência a doenças;
- geada e resistência à geada;
- alta produtividade.
O objetivo da seleção foi obter cerejas para cultivo industrial: com frutificação abundante e resistência a fatores adversos. Criadores alcançaram seus objetivos. Portanto, as falhas da variedade não são percebidas.
Características do plantio de cerejas
Crescer uma variedade de talismãs é muito simples. É despretensioso e se adapta perfeitamente às condições climáticas. Para o plantio, você precisará buscar uma área ensolarada com boa drenagem do solo. Os solos argilosos são diluídos com areia ou turfa ao preparar o poço de aterrissagem.
Para aumentar a fertilidade da terra, fertilizantes orgânicos são introduzidos durante o plantio - esterco, composto. A cereja prefere solos neutros com uma acidez de pH de 6,0 a 7,0, mas tolera bem outros valores de acidez.
Evite áreas baixas onde o ar frio possa estagnar ou onde a água subterrânea esteja próxima da superfície. A umidade excessiva contribui para o aparecimento de doenças.
Tempo de pouso
Você pode plantar cerejas no início da primavera ou no outono, até o final de setembro. Mas, considerando que essas árvores podem sofrer os efeitos de baixas temperaturas, dê preferência ao plantio de primavera em abril. Isso dará à árvore a oportunidade de se preparar bem para o próximo inverno e criar raízes.
Importante! Grandes e doces são apenas aquelas frutas que crescem em uma área ensolarada.
Escolhendo um lugar para pousar
As cerejas são árvores bastante altas.
Portanto, ao escolher um site, preste atenção aos seguintes fatores:
- a coroa não deve ter obstáculos de cima na forma de cabos de alimentação ou outras comunicações;
- raízes desenvolvidas não devem afetar serviços públicos subterrâneos e sistemas de irrigação;
- as árvores vizinhas não devem cruzar com as coroas, a distância entre elas deve ser de pelo menos 2 m.
Esse é um destino importante, pois o transplante de uma árvore adulta é quase impossível. Portanto, verifique imediatamente se tudo está em ordem e que nada irá interferir no crescimento das cerejas.
Preparação do local
Verifique a drenagem do solo. Cavar um buraco com uma profundidade de 1-2 baionetas. Encha com água. Se depois de 2 horas a água ainda estiver no poço, este será um solo pouco drenado e, ao plantar, deve ser diluído com areia. Por outro lado, se a água sair rapidamente, é adicionada argila para torná-la mais densa.
Se o local for montanhoso, o pouso é realizado na encosta sul. Se houver uma área de planície, é recomendável aumentar a zona de aterrissagem com o aterro em 15 a 30 cm, em relação à área circundante. É conveniente fazer isso usando uma caixa de madeira como uma parada. Seus lados impedirão a erosão do solo.
Importante! Uma árvore da mesma variedade não é adequada para o papel de polinizador. Também não polinize cerejas com cerejas.
No local da aterrissagem, o solo deve ser cuidadosamente escavado - isso contribui para o desenvolvimento do sistema radicular. Não cave mais fundo que o comprimento das raízes. A largura é necessariamente 2 vezes maior que o sistema radicular da muda.
Aterragem direta
Para o plantio, você precisará de uma pá de jardim e um balde de composto, estrume podre ou outro fertilizante orgânico. Antes de plantar, mergulhe as raízes das mudas em um balde de água por 1-2 horas. Isso é necessário, uma vez que os viveiros fornecem mudas com raízes secas e, nesse estado, será difícil para as plantas obterem umidade imediatamente do solo.
Tecnologia de pouso:
- Prepare o poço. Profundidade: cerca de 0,4 a 0,5 m, largura - cerca de 0,6 a 0,7 m.
- Para plantar o Talismã e a segunda árvore polinizadora, são feitas covas a uma distância de pelo menos 0,5-0,8 m uma da outra. A distância exata depende do diâmetro da copa das duas árvores na idade adulta. Eles não devem se sobrepor.
- Mexa o solo com fertilizante.
- Coloque a árvore no centro do buraco de plantio, endireitando as raízes.
- Encha o buraco, começando pela borda até o centro. Certifique-se de que o ponto de conexão do descendente e do material não esteja a menos de 5 cm da superfície no final do plantio.
- Quando o poço estiver meio cheio, despeje 1-2 baldes de água.
- Adicione o solo. Sele-o em volta do tronco.
Se o local estiver localizado em uma área com ventos fortes, ao lado da muda você pode cavar uma estaca e amarrar um tronco nela. Isso dará estabilidade. Regue-o completamente durante o primeiro mês após o plantio duas vezes por semana. Cobrir a zona de raiz do solo superficial com cobertura morta. Isso economizará umidade no solo, inibirá o crescimento de ervas daninhas, a compactação do solo.
Cuidados com as plantas
Cuidar das cerejas é bastante simples.
Como outras culturas frutíferas, consiste em:
- rega;
- aplicação de fertilizantes;
- controle de pragas.
As cerejas doces precisam de pouca poda, com a exceção de reduzir a altura da coroa e remover galhos secos ou danificados. Isso simplifica a colheita, não cria sombra excessiva e impede que pragas apareçam na planta. A poda é feita na primavera antes da abertura dos brotos.
Como muitas plantas da família Rosaceae (incluindo damasco e ameixa japonesa), as folhas de cerejas e cerejas são moderadamente venenosas e não devem ser comidas.
Rega e alimentação
A frequência da rega depende do grau de secagem do solo: no calor é regada com mais frequência. No primeiro ano após o plantio, a rega é realizada 1 vez por semana. Eles começam com o início da estação de crescimento na primavera e continuam até agosto.
Cuidado do solo
Após a rega, o solo deve ser afrouxado. Isso fornece acesso ao oxigênio às raízes e cria melhores condições para seu desenvolvimento. Se uma camada de cobertura é colocada sob a árvore, não há necessidade de soltá-la.
As árvores precisam de nitrogênio, fósforo e potássio para crescer. O nitrogênio é responsável pela formação completa de folhas e galhos. Potássio - para resistência a doenças e processos intracelulares. Fósforo para o desenvolvimento do sistema radicular. Também é importante para a formação de frutas. Cerejas doces são nutrientes fracos.
Portanto, durante a estação de crescimento, gaste apenas 3 curativos:
- antes de brotar;
- no momento da abertura dos botões de flores;
- durante o amadurecimento da fruta.
A taxa de aplicação mineral é de 200 a 250 g / uma árvore adulta. A proporção percentual de nitrogênio, fósforo e potássio na composição da cobertura pode ser 5-10-10.
Cortar e moldar a coroa
A maneira natural de cultivar uma árvore nem sempre é a melhor para frutificação e manutenção. Portanto, os jardineiros estão podando. Isso permite criar melhores condições para iluminação de galhos e circulação de ar na coroa.
Você sabe Cerejas Marasca (Marasca) é surpreendente, pois não há pedra. Essas frutas são usadas para fazer coquetéis. Inicialmente, a variedade foi usada como um deleite para a família real.
Verifique se o aparador está bem afiado. Antes de prosseguir com a manipulação, as tesouras de podar devem ser desinfetadas com álcool. Uma ferramenta contaminada pode causar a propagação da doença de uma árvore para outra.
Meça a altura. Mudas abaixo de 0,8 m não são cortadas. Em uma árvore alta, o topo do tronco central é cortado a uma altura de 0,9 m em um ângulo de 45 graus. Após um ano, os ramos laterais se formam e precisam ser encurtados. A coroa de cerejas doces é formada na forma de um vaso de 4 ramos laterais, crescendo em um ângulo de 45 a 60 graus. Quando é formado, resta apenas "restringir" o crescimento e remover galhos doentes ou secos.
Doenças e Pragas
A pulverização de pragas pode ser realizada à medida que aparecem, mas é melhor esclarecer quais pragas são encontradas em sua área e pulverizá-las na véspera de sua aparência. Use inseticidas exatamente como indicado na embalagem. As principais categorias de pragas são identificadas por qual parte da árvore elas infectam: brotos, frutas, madeira, folhas.
Os principais grupos de pragas e seu controle:
A maioria das doenças fúngicas é evitada pulverizando as árvores com uma solução a 1% de líquido Bordeaux até que os brotos se abram. Variedade Talismã é resistente a doenças. Portanto, alguns tratamentos são suficientes: no início e no final da temporada, para proteger as árvores.
Colheita e armazenamento
A frutificação das cerejas começa aos 4 anos após o plantio. O amadurecimento ocorre no início de julho. As bagas adquirem uma cor vermelha rica, tornam-se grandes e doces. Um sinal de plena maturidade é o aparecimento de pássaros que apreciam os frutos. Para proteger a colheita, recomenda-se que as árvores sejam cobertas com redes especiais.
Você sabe Cerejas frescas cruas, ricas em bioflavonóides e outros antioxidantes. Ela os salvará completamente se as frutas forem congeladas imediatamente após a colheita. Além disso, o congelamento concentra-se e melhora o sabor das frutas.
A geladeira permitirá que você mantenha a colheita por vários dias - durante a semana. Cerejas frescas são muito suculentas, por isso é recomendável processá-las quase imediatamente. Não lave as frutas até estar pronto para usá-las - caso contrário, elas deteriorarão muito rapidamente.
Eles podem ser armazenados como espaços em branco para o inverno, congelados e secos. O mascote é uma das poucas variedades adequadas para a secagem. Antes do processamento, separe as cerejas e remova as frutas danificadas, para não estragar a peça.
O Variety Talisman é pouco exigente em termos de cuidados e tem muitas vantagens. Ele é um dos melhores para o cultivo industrial. Observando as regras simples para cuidar de árvores, você pode obter rendimentos bastante grandes.