A madressilva marrom é ideal para jardinagem vertical. Abaixo está uma descrição detalhada da planta, especialmente seu cultivo, preparação para o inverno, bem como recomendações sobre o cultivo nos subúrbios.
Descrição do tipo madressilva decorativa marrom
Madressilva - um representante do gênero arbustos eretos, escalados ou rastejantes da família Madressilva. Seu nome latino - Lonícera - recebeu a planta em homenagem ao cientista Adam Lonitzer.
Histórico de seleção
A visão foi obtida no século XIX cruzando duas variedades de madressilvas:
- sempre-viva;
- áspero.
O híbrido resultante foi caracterizado por uma floração mais brilhante, mais abundante e mais longa. E os próprios botões pareciam flores fúcsia.
Aparência, características das videiras
A planta atinge um comprimento de 2 a 3 m, e a largura cresce para 2,5 m. Os brotos jovens são pintados na cor verde-azul. A folhagem é elipsoidal, a parte superior é verde e a parte traseira é azulada. As folhas estão localizadas uma em frente à outra e crescem juntas na base.
No outono, a massa verde não cai completamente, porque a planta é classificada como semi-verde. Floresce no início do verão, cerca de um mês, após o qual volta a brotar em agosto-setembro.
As flores têm a forma de um tubo de cerca de 5 cm de comprimento, coletado em inflorescências, pintado principalmente em tons de vermelho-laranja e, como as folhas, o exterior é mais escuro que o interior. O arbusto produz frutos vermelhos brilhantes, dentro dos quais se localiza um grande número de sementes.
Importante! Bagas desta espécie são consideradas não comestíveis, portanto, são usadas apenas para fins decorativos.
Vantagens e desvantagens das espécies
- As vantagens das espécies incluem:
- decoratividade ao longo da estação de crescimento;
- floração longa e abundante;
- simplicidade no cultivo;
- crescimento ativo;
- resistência do inverno.
- Quanto às deficiências, são as seguintes:
- requer a construção de suportes especiais;
- cresce rápido e requer poda regular.
Tecnologia agrícola
Madressilva refere-se a plantas despretensiosas que podem ser cultivadas em qualquer composto.
Seleção de assento
Um local bem iluminado é alocado para o pouso, porque um déficit de luz afeta negativamente o número de cores. Nesse caso, o sistema radicular deve estar em sombra parcial, o que impede a secagem excessiva da terra. A madressilva adora umidade, mas não tolera o alagamento do solo.
Um local com solo arenoso é adequado. Uma mistura ideal de solo é feita de terra, areia e turfa na proporção de 3: 1: 1. O local de crescimento também deve ser protegido de correntes de ar, que podem destruir a planta.Você sabe O perfume das flores da madressilva ajuda a lidar com o estresse e o nervosismo.
Aterragem e cuidados
Madressilva é plantada na primavera, em um solo bem aquecido. Isso ocorre porque a cultura tem uma estação de crescimento tardio. Sulcos de 2 cm de profundidade são preparados preliminarmente, nos quais as sementes são semeadas em uma quantidade de 3-4 g com um intervalo de cerca de 1 m.
Se uma planta jovem é usada como material de plantio, é necessário preparar um buraco de 50 × 50 × 50 cm.A drenagem é preenchida com uma camada de 5–7 cm, coberta com solo misturado com areia e turfa, na proporção indicada anteriormente. A muda é aprofundada ao nível do colo da raiz.
Um forte suporte é construído para a planta, na qual brotos jovens são distribuídos uniformemente. Observe que a madressilva está torcida no sentido anti-horário. Ao atingir a altura necessária, a liana é cortada, após o que começa a crescer em largura.
Utilizam-se substâncias que contêm nitrogênio como cobertura: 30 g de uréia ou nitrato de amônio são adicionados a 10 l de água.
Confira
Após a frutificação, uma solução de chorume é aplicada ao solo na quantidade de 2,5 litros por 10 litros de água.
A planta responde bem à rega, que é realizada cerca de 4 vezes por estação. Cerca de 10 litros de água são derramados sob cada arbusto.
Em condições de seca, o procedimento pode ser realizado com mais frequência. Após cada evento, o solo é afrouxado, enquanto remove ervas daninhas. Em seguida, o solo ao redor do arbusto é polvilhado com cobertura morta: húmus, turfa ou serragem.
Controle de Pragas e Doenças
A madressilva marrom é uma das plantas que praticamente não é afetada por doenças; no entanto, com cuidados inadequados, aumenta a probabilidade de desenvolvimento de oídio.
A doença é caracterizada pelo aparecimento de um revestimento branco na superfície da massa verde, através da qual saem gotas de umidade. Para controle e prevenção no início da primavera, é usada a pulverização com uma solução de sulfato de cobre, calculada em 100 g por balde de água.
A madressilva também pode atacar vários tipos de insetos:
Para controlar pragas, use uma solução de clorofos a 0,2% ou uma solução de karbofos a 0,3%, que pulveriza toda a superfície do arbusto.
Poda e modelagem de trepadeiras
Nos primeiros 5 a 7 anos, é necessário realizar apenas podas sanitárias, removendo peças danificadas e mortas. Além disso, a coroa começa a engrossar e requer eventos adicionais no outono, após o outono das folhas ou na primavera, de março a abril. Ao mesmo tempo, cortam cerca de 30 cm acima do local de descarga de brotos de caule grande.
Importante! Arbustos velhos cuja idade atingiu 15 anos–20 anos, é melhor rejuvenescer completamente - “no tronco”, observando uma altura de 0,5 m da superfície do solo.
Invernada
A madressilva marrom tolera geadas até -20 ° C, no entanto, a planta deve ser preparada para o inverno. As cipós precisam ser removidas dos suportes e dobradas no chão, colocadas em um travesseiro de turfa e cobertas com galhos de abeto.
Use
Devido ao rápido crescimento de brotos jovens, bem como à floração colorida e prolongada, a madressilva de todas as variedades, de marrom a madressilva, é amplamente utilizada tanto para o paisagismo comum do pátio quanto para a criação de composições inteiras.
No paisagismo
A maneira mais simples é o paisagismo vertical do site. Para isso, são construídos suportes especiais sob a planta, com cerca de 2-3 m de altura e até 2 m de largura, ou eles têm um patamar perto da fachada da casa ou do mirante. Além do efeito decorativo, a planta protege as paredes dos edifícios do calor.
Em paisagismo
Madressilva complementa perfeitamente qualquer arranjo floral.
Utilizando-o no paisagismo, você pode criar:
- Hedge. A planta pode decorar qualquer cobertura, além de dividir visualmente o espaço no jardim.
- Treliça. Para fazer isso, você precisa esticar a grade entre os dois pilares e colocar em cima da videira, que forma um dossel verde e florescente.
Além disso, a planta combina bem com trepadeiras de rosas, arbustos decíduos e coníferas.
Você sabe Você pode distinguir madressilva comestível e madressilva comestível por cor: podem ser comidas bagas pretas e azuis e vermelhas e laranjas — não
Castanho madressilva variedades
Graças ao longo trabalho de criação, um grande número de variedades dessa cultura foram criadas, as mais populares incluem:
- Dropmore Planta de criação canadense, caracterizada por flores vermelhas escarlates com um núcleo laranja.
- Mintrum de trombeta dourada. Tem flores de cor amarelo-cobre.
- Fuchsioides, também conhecida como madressilva fúcsia. Uma planta bastante compacta, com altura não superior a 2 m e floresce com flores alaranjadas escuras.
Características do cultivo nos subúrbios
Quanto ao cultivo de madressilva nos subúrbios, a tecnologia de cultivo nessa região não apresenta diferenças em relação ao anterior.
A madressilva é uma liana semi-verde que pode decorar qualquer composto, não apenas o paisagismo, mas também agradável com flores abundantes e longas. A tecnologia de seu cultivo é bastante simples, e a planta é despretensiosa às condições de crescimento.