De acordo com o analista econômico independente Sean Rickard, os mercados de gado na Inglaterra e no País de Gales geram pelo menos 3,42 bilhões de libras e suportam mais de 3.000 empregos.
Em 110 leilões de gado na Inglaterra e no País de Gales, cerca de 2.599 pessoas estão empregadas e o faturamento é de 1,76 bilhão de libras. Usando os cálculos do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS), esses custos diretos investidos na economia aumentam devido a um adicional de 1,66 bilhão de libras em custos indiretos e relacionados, que no total são 3,42 bilhões de libras para a economia.
Seguindo as mesmas estimativas do ONS, nos mercados pecuários, o emprego total é equivalente a 3.095 empregos em período integral. No entanto, esses números não levam em consideração a contribuição total de empresas auxiliares, como lojas agrícolas localizadas no local ou nas proximidades.O relatório, encomendado pela Associação de Leiloeiros de Gado, examinou a contribuição econômica geral dos mercados de gado na Inglaterra e no País de Gales, e como isso vai além do apoio direto à indústria de gado e aos agricultores.
As principais conclusões da pesquisa de leilão de gado são: Compradores e vendedores se beneficiam de preços justos que refletem com precisão a demanda atual; As pequenas empresas pecuárias têm direito a vendas iguais em concursos públicos; Sem mercados de leilão, o número de bovinos e ovinos na Inglaterra e no País de Gales seria menor; As responsabilidades de proteção animal são críticas para o sucesso dos mercados de gado; Os mercados de gado estão no centro da rede agrícola.