Em 28 de março, a Namíbia exportou o primeiro lote de 21 toneladas de carne bovina para a China, tentando diversificar seus destinos de exportação.
Em um evento realizado na capital da Namíbia, uma unidade de processamento e comercialização de carne, a presidente do conselho da Meatco, Marta Namunjebo-Tilahun, disse que a empresa e o país como um todo estão felizes em entrar no mercado alternativo.
Namunjebo-Tilahun disse: "Apesar das dificuldades que os produtores enfrentam, como uma economia em declínio e uma seca recorrente, gostaríamos de agradecer aos produtores por nos fornecerem produtos de qualidade".
O encarregado de negócios da Embaixada da China na Namíbia, Yang Jun, disse que a Namíbia é o único país africano que exporta carne para a China. "Essa carne namibiana é de alta qualidade", disse ele, acrescentando que as exportações de carne bovina para a China devem abrir um novo potencial para a China. negócios e comércio.
Enquanto isso, o Ministro da Agricultura, Água e Florestas da Namíbia, Alfeus Naruseb, disse que o primeiro lote é uma evidência irrefutável de relações mutuamente benéficas entre a China e a Namíbia.
Em 2016, a Namíbia e a China assinaram um importante acordo, segundo o qual a carne de classe A entra no enorme mercado asiático, o que tornará a Namíbia o único país da África que exporta carne para o Reino Médio.