Berinjela para nossas latitudes - a cultura tem sido familiar e muitas vezes cultivada em campo aberto e em estufa. Este artigo discute as causas do amarelecimento da folhagem de berinjela em uma estufa, bem como métodos para resolver o problema.
Por que as berinjelas ficam amarelas em uma estufa?
Uma das razões para a mudança de cor das folhas pode ser uma adaptação dolorosa das mudas para novas condições. Isso é possível se a composição do solo for indevidamente selecionada na estufa. O solo para o cultivo bem-sucedido de vegetais deve ser solto, com boa umidade e permeabilidade ao ar. Além disso, a causa pode ser a falta de endurecimento antes do pouso ou cuidados inadequados.
Você sabe Diz a lenda turca: o primeiro imã do país, depois de provar um prato de berinjela, perdeu a consciência com prazer. Até agora, este prato é chamado de "Alegria do Imam" na culinária local.
Cuidados incorretos com as mudas
A cultura termofílica precisa de um microclima especial.
Para o crescimento ativo e desenvolvimento de mudas, forneça as seguintes condições:
- temperatura - a planta é cultivada a uma temperatura não inferior a + 18 ° C, os rascunhos são contra-indicados;
- umidade - 60 a 70%, uma cultura no ar seco precisa ser pulverizada no espaço ao seu redor;
- iluminação - 12-14 horas, se necessário, artificial;
- rega - água morna + 20 ° C, na primeira semana a cada 3 dias, na segunda semana - a cada 5 dias;
- cobertura superior - adubar com um intervalo de uma vez a cada 2 semanas, com formulações minerais balanceadas de acordo com as instruções.
10 dias antes do transplante de mudas de condições ambientais para plantas de estufa, é necessário endurecer. Para fazer isso, as panelas com arbustos são realizadas por 1-2 horas em ar fresco, aumentando gradualmente a permanência no frio até um dia.
Desvios da norma causam uma reação da folhagem: fica completamente amarelo ou fica manchado, as placas torcem.
Doenças e pragas
O desenvolvimento das plantas pode ser afetado por doenças que se desenvolvem devido a cuidados inadequados.
Os principais sinais de danos da doença:
As pragas podem entrar na estufa que comem as partes verdes das plantas ou comem seu suco, o que leva a amarelar e murchar a folhagem. As pragas são atraídas principalmente pelo aumento da umidade na estufa, com exceção do ácaro.
Sinais da aparência de insetos e moluscos:
O que fazer e como processar a berinjela
De doenças são usados fungicidas. Existem medicamentos com uma ampla variedade de usos que são eficazes contra uma ampla variedade de doenças. Existem fundos destinados a combater várias doenças que têm uma natureza específica de origem, por exemplo, fúngica ou viral.
As pragas devem ser controladas com inseticidas ou acaricidas. Esses fundos têm um efeito sistêmico ou intestinal de contato, os medicamentos de última geração lidam não apenas com insetos adultos, mas também com suas larvas e ovos.
Processamento
Dependendo da complexidade do problema e da estação de crescimento, as plantas utilizam remédios populares químicos ou mais suaves.
Químico
Os produtos químicos são usados durante a estação de crescimento para tratamento e prevenção.
Drogas populares:
- Fundazol - Um medicamento eficaz com um amplo espectro de ação, é recomendado para detectar. Para obter uma solução de 10 g do produto, são diluídos 10 litros de água; para tratar uma parcela de 10 m², são necessários 1,5 litros de solução. No total, 2-4 procedimentos são realizados com um intervalo de 2 semanas;
- Gamair - o medicamento é utilizado para pulverização com Fusarium, a solução é preparada na proporção de 2 comprimidos por 1 litro de água, é usada três vezes com um intervalo de 7 dias;
- Alirin-B - da ferrugem do mosaico, é utilizada a pulverização com uma solução de 2 comprimidos por 1 litro de água. Procedimento repetido - após 7 dias, no total, 3 pulverizações, se necessário;
- Arrivo - pulgões, moscas brancas. Pulverize a área na proporção de 1,5 ml / 10 l de água. Se necessário, repita após 14 dias. Você pode se proteger das moscas-brancas pendurando armadilhas pegajosas;
- Akarin - ácaro. Pulverize com a droga 2 ml / 1 l de água;
- Apache - Besouro de batata do Colorado. Uma preparação eficaz é de 0,5 g / 1 l de água por pulverização.
Folk
A derrota da doença ou o ataque da praga pode pegar a planta no momento da floração ou frutificação. Durante esses períodos, é proibido o manejo de plantações com produtos químicos tóxicos, portanto, métodos alternativos de controle são utilizados.
O mais eficaz deles:
- infusão de urtiga (1 kg / 10 l de água), insista 12 horas, tensão. A pulverização aumenta a imunidade, protege contra a praga tardia;
- infusão de rabo de cavalo (1 kg / 10 l), insista 12 horas, tensão. Eficaz para proteção contra doenças fúngicas;
- caldo de urtiga e rabo de cavalo usado para prevenção e tratamento nos estágios iniciais da ferrugem, para isso, a infusão é fervida por 20 minutos, resfriada e pulverizada;
- infusão de samambaia de jardim (1 kg / 10 l) repele efetivamente as lesmas. Os moluscos são coletados manualmente para proteger a estufa da penetração, as cascas de nozes são espalhadas pelos corredores;
- cinza de madeira plantio de poeira, proteção contra pulgões e ácaros;
- decocção de absinto, calêndula, tansy e camomila (1 kg / 5 l de água) mata a maioria dos insetos, incluindo as larvas do besouro da batata do Colorado;
- caldo de alho (1 kg de verduras e dentes por 5 l de água). O caldo concentrado é diluído 1: 5 com água e o plantio é pulverizado.
Além do uso de infusões e decocções, você pode plantar na estufa entre fileiras de plantios cultivados que repelem insetos.Importante! Tenha em mente que os remédios populares são ineficazes contra doenças, basicamente essa é uma medida preventiva.
Estes são os repelentes que secretam fitonídeos:
- absinto;
- tansy;
- calêndula
- malmequeres.
Solução de problemas de erros de rega
Para plantas jovens, tanto a falta de umidade quanto o excesso são igualmente perigosos. Regras para regar berinjela em estufa:
- O método é gotejamento. O sistema radicular da superfície não tem mais de 20 cm de profundidade, portanto a irrigação por gotejamento é a melhor solução para a berinjela. Além disso, é impossível que a água caia na parte verde, caso contrário as queimaduras permanecerão. A segunda opção é regar os sulcos ao longo das camas.
- Água - Protegido sem impurezas principais, quente, preferencialmente a temperatura do solo na estufa (+ 23 ... + 25 ° C).
- Frequência - imediatamente após o transplante das mudas para a estufa uma vez a cada 2-3 dias, depois a cada 7 dias, em calor intenso - uma vez a cada 5 dias. Durante a frutificação ativa, a rega é aumentada para 2 vezes por semana. O procedimento é recomendado pela manhã, à noite, existe uma alta probabilidade de estagnação da umidade.
- Tratamentos adicionais - após a rega, o solo superficial é macio para evitar crostas. O abrigo do solo é praticado com cobertura morta: serragem, palha. Certifique-se de plantar as berinjelas para ventilar, pois o ar seco ou muito úmido é contra-indicado nas plantas.
Aplicação de fertilizantes
Os fertilizantes para uma planta não são apenas nutrição, mas também um aumento da imunidade. A falta de certos minerais, bem como o excesso, é repleta de atraso no desenvolvimento, suscetibilidade a doenças.
Esquema de alimentação:
- Primeira veiculação fertilizante é aplicado no outono ao preparar o solo na estufa. 2/3 baldes de húmus são colocados no buraco. Ao plantar mudas em um novo local, um punhado de cinzas é adicionado aos furos.
- Molho para legumes aplicado 3 semanas após o plantio. Aplique uma solução líquida de "Azofoski" 45 g / 10 l, coloque sob um arbusto de 0,5 l.
- Quando os botões aparecem berinjela precisa de uma mistura de nitrato de amônio (20 g), cloreto de potássio (20 g), superfosfato (50 g) por 10 litros de água. Fertilizar sob o arbusto de 0,5 l.
- Durante a formação do fruto a melhor opção seria fertilizante verde. A infusão de urtiga fermentada, que possui algumas propriedades fungicidas e inseticidas, é mais adequada para esses fins. Contribua para a raiz de 0,5 l da solução sob o arbusto, diluída 1:10 com água.
Você sabe Na cidade italiana de Palermo, uma Olimpíada gastronômica de berinjela é organizada no verão. Especialistas em culinária de todo o país e convidados, degustando e apreciando obras de arte vegetal, se reúnem para festivais folclóricos.
Medidas preventivas
Medidas preventivas ajudarão a evitar problemas com o cultivo.
As principais medidas:
- Limpar o solo após a colheita da colheita anterior.
- Tratamento de sementes antes da semeadura (aplicação de uma solução de permanganato de potássio).
- O modo correto de cultivar mudas e endurecer antes de passar para a estufa.
- Cumprimento dos padrões de rega e equilíbrio da adubação em condições de estufa.
- Ventilar a estufa para eliminar a secura ou a umidade excessiva, para controlar a temperatura na sala.
- Pulverização preventiva com preparações populares ou químicas.
- Plantar plantas repelentes, repelir insetos e outras pragas.