Mais de cento e setenta e cinco hectares de plantações colombianas com bananas foram infectados por um vírus perigoso. Estamos falando da chamada "doença panamenha", que provoca o murchamento do fusário de várias culturas, principalmente as bananas.
A doença atingiu bananas na área indicada em apenas um mês. E aqui deve-se notar que a área total de plantações de banana na Colômbia este ano é de cerca de cinquenta mil hectares.
Todos eles estão em risco, porque a infecção fúngica da doença panamenha se espalha extraordinariamente rapidamente, afetando os arbustos de banana com os organismos Fusarium oxysporum.
Sabe-se que esse parasita bloqueia o acesso de umidade e nutrientes à planta, que logo após o ataque da doença começa a desaparecer e deixa de produzir frutos.
Deve-se enfatizar que nenhum pesticida é conhecido até o momento e autorizado na Colômbia. Incapaz de resistir à "doença panamenha". Vale ressaltar que mesmo o solo em que as bananas afetadas por Fusarium oxysporum cresceram é considerado inadequado para o cultivo nos próximos anos.
Agricultores e trabalhadores agrícolas que se concentraram no cultivo de bananas estão soando o alarme e sofrendo enormes perdas. No entanto, deve-se notar que a exportação de bananas não para, porque a cepa identificada da doença do Panamá (TR4) não é considerada perigosa para a saúde humana.
Enquanto isso, a Associação Colombiana de Produtores de Banana enfatiza que o trabalho ativo está em andamento para encontrar uma resposta eficaz ao vírus da murcha de Fusarium.