A semana atual foi marcada para o mercado russo por uma redução significativa na oferta de frutas como framboesas, enquanto a demanda por esse produto não diminui.
Todos esses fatores combinados deram aos agricultores a oportunidade de aumentar o preço do fruto que amam.
Contribuiu para o aumento do preço das framboesas e do clima. O fato é que chuvas longas e baixas temperaturas do ar em algumas regiões da Federação Russa retardaram significativamente o amadurecimento das plantações de framboesa, o que também levou os fabricantes a aumentar o custo dos produtos que eles conseguiram coletar anteriormente.
Portanto, hoje um pacote de quilos de framboesas em pontos de venda no país custa em média duzentos e cinquenta rublos para o consumidor russo. Analistas de mercado dizem que framboesas, mais baratas que duzentos rublos por quilo, não podem ser encontradas no mercado russo hoje. O limite superior de preços em algumas áreas atinge trezentos rublos por quilo.
Para maior clareza, deve-se notar que, uma semana antes, mercadorias semelhantes custam aos compradores na Federação Russa uma média de 33% mais barata que hoje.
Vale ressaltar que as chuvas não apenas retardam o amadurecimento das bagas, mas também impedem que os agricultores entrem nos campos e colhem. Além disso, o mau tempo afeta a qualidade das framboesas maduras e reduz sua resistência aos custos de transporte.
No entanto, até as framboesas danificadas hoje são muito mais caras do que no final da semana passada, já que a demanda por essa baga não cai, mesmo com a perda de qualidade.