Na sociedade moderna, existe uma crença crescente de que uma nutrição adequada é necessária, o que não aceita a presença de produtos que contêm glúten na dieta. A este respeito, surgem muitas perguntas sobre os doces, se é possível comer pratos de trigo e farinha de arroz. A comparação desses produtos na composição, bem como suas propriedades e contra-indicações úteis, é mais adiante no artigo.
Como a farinha de arroz difere da farinha de trigo
O pó de cereal de arroz é feito a partir de grãos de arroz. Este produto é usado na arte culinária para assar doces e como espessante. O pó de trigo é obtido pela moagem de grãos de trigo. Este produto também é usado na indústria de alimentos. O cozimento feito com ele acaba sendo arejado e satisfatório.Assim, pelo exposto, podemos concluir que a principal diferença entre os produtos descritos é o principal ingrediente a partir do qual eles são feitos.
Qual é a principal vantagem da farinha de arroz sobre o trigo
Todo mundo sabe que os grãos de trigo contêm glúten, que é contra-indicado em pessoas com uma doença como a doença celíaca (intolerância às proteínas). Além disso, quem segue sua figura, esse componente na louça também é prejudicial. Mas não recuse o cozimento e outros pratos favoritos, pois pode ser substituído por não menos útil - arroz.
Você sabe A farinha de trigo sarraceno é considerada a mais baixa caloria, por isso é frequentemente usada para fazer panificação em uma dieta.
Pela composição dos nutrientes, esses produtos não são inferiores entre si. Mas a farinha de arroz ainda tem uma vantagem, pois não contém glúten.A proporção de vitaminas nos produtos descritos é aproximadamente a mesma. Ambos contêm:
- tiamina;
- riboflavina;
- colina;
- ácido pantotênico;
- piridoxina;
- folatos;
- tocoferol.
Além das vitaminas acima, o pó de trigo também contém biotina.
Os produtos descritos também são ricos em oligoelementos, como:
- potássio
- cálcio
- zinco;
- cobre
- manganês;
- cobre
- ferro.
Assim, pelo exposto, podemos concluir que ambos os produtos são úteis e capazes de compensar a falta de vitaminas e minerais no organismo.
Comparação de calorias
As pessoas que fazem dieta podem acreditar ingenuamente que o uso de pó de arroz no cozimento tornará os pratos menos calóricos, mas não é assim. A diferença entre o BZHU entre os produtos descritos não é tão grande.
Importante! O teor calórico da farinha de arroz é ainda maior que a farinha de trigo.
A composição química de ambos os produtos é apresentada na tabela abaixo.
Produto | Grãos de trigo | Grãos de arroz |
Conteúdo calórico | 329 kcal | 366 kcal |
Esquilos | 11,1 g | 6 g |
Gorduras | 1,5 g | 1,4 g |
Carboidratos | 67,8 g | 77,7 g |
Propriedades úteis
Farinha de trigoconsumido com moderação é bom para o corpo. Ele contém vitaminas dos grupos B e E, portanto, usando produtos dele, você pode saturar o corpo, o que ajudar a fortalecer o sistema nervoso e normalizar o processo digestivo. O trigo moído também é rico em minerais: cálcio, magnésio, potássio, zinco, que são os principais na formação do tecido ósseo e contribuem para o fortalecimento das unhas e folículos capilares.
Produto de arroz Provou-se na arte culinária, porque pode até ser consumido por pacientes com intolerância às proteínas. O cozimento com base nesta farinha não provoca problemas no estômago, como diarréia, azia, formação de gases. Também ela é hipoalergênica. Seu uso é permitido mesmo na infância.
Contra-indicações
Contra-indicação para a recepção de trigo moído será intolerância a qualquer um dos componentes que compõem o produto. Também consumo excessivo de produtos de farinha pode levar à obesidade e, como resultado, problemas com o sistema cardiovascular ou diabetes. A ingestão descontrolada de produtos à base de pão leva à constipação e flatulência.
Importante! Se após uma refeição à base de farinha de trigo uma pessoa apresentar erupções cutâneas, comichão e outras manifestações de alergias, consulte um médico imediatamente.
A farinha de arroz não possui contra-indicações particulares, uma vez que é hipoalergênica.
Aplicações Culinárias
Ambos os produtos descritos são utilizados com sucesso na culinária. A farinha de trigo é usada principalmente para assar tais pratos:
- pão
- panquecas;
- bolinhos;
- pães;
- biscoitos e bolos.
A farinha de arroz é amplamente utilizada na fabricação de alimentos para bebês e produtos dietéticos. Também pode ser adicionado a doces em vez de trigo, mas, como resultado, a massa não sai tão magnífica.
O que é mais útil
Os benefícios do pó de arroz e trigo são óbvios. Ambos os produtos têm em sua composição muitas vitaminas e minerais, tão necessários para o organismo funcionar adequadamente. São os produtos de farinha que estão incluídos no cardápio da dieta diária de qualquer pessoa. Eles contribuem para a restauração de forças após o esforço físico, enchendo o corpo com a energia necessária.
Mas, com base nos fatos acima, podemos concluir que a farinha de arroz é mais segura do que a farinha de trigo, porque ela não contém glúten e até mesmo quem sofre de alergias a usa.
Você sabe Um festival é realizado na Espanha anualmente. «Dia simplório», na véspera da qual é costume jogar farinha e ovos. Durante esta ação, são usadas cerca de 6 toneladas de farinha.
Os grãos de arroz não são de forma alguma inferiores a um produto de trigo. Ambos são fortificados e têm muitas propriedades úteis. Além disso, o produto de arroz é livre de glúten, o que indica sua hipoalergenicidade.