Você pode servir um bom sargo seco como um prato separado ou como um lanche de cerveja. Se você usá-lo regularmente, poderá melhorar a condição dos vasos sanguíneos e regular o metabolismo no corpo. Leia mais sobre como cozinhar a sargo seco em casa, quantos dias de sal e por que é melhor fazer no final do verão, leia o artigo.
Seleção e preparação de ingredientes
A secagem é uma maneira de secar gradualmente um produto suculento no ar. Um papel auxiliar nesse processo é desempenhado pelo calado, sal, ou seja, quaisquer fatores que contribuam para a secagem adequada dos produtos. Você pode secar peixe e carne. A preparação para este processo popular é a salga. Vobla, carneiro, sargo, poleiro, carpa comum, asp, rudd, hamsa, espadilha são adequados para processamento. Receitas e tecnologia para preparar peixe seco serão aproximadamente as mesmas.Vindo da pesca, comece escolhendo amostras adequadas da captura. Selecione carcaças com não mais de 35 cm de comprimento. Espécimes maiores permanecerão úmidos por dentro e as entranhas esquerdas tornarão o prato amargo. Isso não prejudica o corpo e não reduz os benefícios do consumo, mas estraga a impressão do resultado final. Não se apresse em iniciar imediatamente o embaixador. O peixe fresco deve ser colocado por várias horas em uma área bem ventilada. Para protegê-lo dos insetos - prepare uma solução de 25 g de vinagre dissolvido em um copo de água, molhe a gaze e cubra-a com carcaças.
Importante! Uma condição indispensável para secar o sargo é remover as tampas branquiais. Mas a cabeça em si não precisa ser removida.
Depois, é necessário lavar a sarja com água fria, remover o interior e enxaguar novamente para lavar o muco. Lembre-se de que quanto mais fluido o peixe perder enquanto seca, mais saboroso será o lanche, para que você não exponha demais o sal. Dos métodos para murchar a sarna completamente, use um - seco ou molhado. O primeiro é frequentemente usado devido à sua velocidade. O sal grosso usado melhora o sabor, mas também deve remover o excesso de umidade. Se você tomar sal de mesa pequeno, criará uma crosta na superfície, impedindo que a carne seque adequadamente.
Receita de sargo curado
2 kg2 meses
sal grosso
300 g
Valor nutricional por 100 g:
- Para começar a secar o sargo, ele precisa ser cortado e eviscerado. Se o peixe for pequeno, não será necessário estripá-lo, pois secará rapidamente. Adequado para o tratamento de sargos que alimentaram gordura suficiente durante o verão.
- Então você precisa tomar pratos esmaltados ou plásticos para salgar. Despeje uma camada de sal no fundo. Despeje sal dentro da carcaça também, já que o cume de peixes grandes deve ficar mais salgado.
- Polvilhe a superfície com sal, esfregando suavemente.
- Coloque o garfo em cima. Para isso, é adequada uma placa ou tábua de cortar, sobre a qual está instalado um recipiente com água ou outro objeto pesado.
- Coloque o recipiente na geladeira ou em outro local frio por 1-2 semanas. A carcaça acabada será levemente "borracha". Isso significa que ela "deu" todo o excesso de umidade.
- Despeje água na panela e coloque a carcaça por 12 horas. É impossível pular a fase de imersão e secagem do peixe imediatamente. Muito sal apenas o impede de comê-lo.
- O final do processo pode ser determinado pelo fato de a dourada surgir. Agora parece peixe fresco comum.
- Pendure a carcaça para secar a cauda. Assim, todo o excesso de sal afunda na cabeça e será descartado antes do uso. O gancho é inserido logo abaixo da barbatana caudal.
- A carcaça é colocada em uma sala com boa ventilação, para que seque bem. Com peixes grandes, você pode endireitar todas as barbatanas para dar uma aparência mais atraente.
- Os produtos acabados na depuração serão limpos e transparentes, o que indica que a carne é de qualidade salgada.
- Antes de comer, a cabeça é removida da sargo, a pele é esfolada e a carne é cortada em pedaços.
Receita de vídeo
Receita de pargo seco Receita em vídeo: receita de pargo secoCaracterísticas de armazenamento de sargo seco
Se você precisar armazenar o produto em temperatura ambiente, ele será colocado em um saco de papel, embrulhado em várias camadas de papel ou em uma caixa de papelão ondulado. O método é adequado para salvar peixes por um curto período de tempo - até 1 semana. Você pode armazená-lo na geladeira por até 1 mês, mas lembre-se de que, quando entra em contato com o ar, ele se oxida e começa a se deteriorar..
Você sabe O peixe seco mantém todos os nutrientes frescos, apenas na forma concentrada. É rico em proteínas, vitaminas, ferro e cálcio.
Para garantir a segurança do produto acabado por 3 a 6 meses, você precisa embalar o peixe seco no vácuo usando um empacotador especial. Comprar esse equipamento para a casa hoje não é difícil. Mas será interessante apenas com grandes volumes de peixe que precisam ser preservados.Se não for suficiente, embrulhe em um filme plástico comum, você poderá salvar a carcaça no congelador por até 1 ano. O peixe seco pode ser usado não apenas como lanche para cerveja, mas também como ingrediente para sopas ou para fazer sanduíches. Se você tiver dor e desejo - tente cozinhá-lo secando.