Não há melhor maneira de tornar os dias da semana maçantes mais brilhantes, ou mesmo transformá-los em um feriado de verdade, do que construir um jantar saboroso, satisfatório, saudável, mas ao mesmo tempo simples de peixe vermelho. O salmão rosa é perfeito para esse fim, pois cozinha rapidamente, mas custa significativamente menos do que seus parentes mais próximos - salmão ou truta. A melhor maneira de cozinhar esse peixe em um molho cremoso para que o prato se torne especialmente suculento, macio e bonito é descrita abaixo em uma breve revisão.
Seleção e preparação de ingredientes
O salmão rosa é um dos maiores representantes da família do salmão. Sua carne não é tão gorda quanto o salmão, alguns gourmets até notam alguma secura nela. Porém, justamente por causa desse recurso, é melhor usar salmão rosa para assar em molho cremoso; nesse caso, é garantido um sabor harmonioso e um equilíbrio do prato acabado.
Você sabe O salmão rosa ganhou esse nome devido à corcunda característica que adorna as costas do macho. O peixe não recebe essa decoração desde o nascimento, mas a adquire durante longas migrações, e esse recurso é um produto do desenvolvimento evolutivo da espécie e é necessário para os habitantes do mundo aquático para melhor manobrabilidade e capacidade de nadar de lado.
Outra vantagem do salmão rosa sobre o salmão é que, devido à grande população desse peixe na natureza, por esse motivo e seu baixo custo, não é economicamente rentável cultivá-lo em reservatórios artificiais. Assim, existe apenas um fator importante para a escolha do salmão rosa - esse é o frescor.
Os critérios para verificar este requisito são padrão:
- olhos transparentes;
- escamas limpas, lisas e brilhantes;
- nenhum dano à pele;
- cheiro de peixe natural sem impurezas químicas;
- carne apertada à pele;
- a ausência de amassados na carcaça após pressionar;
- guelras rosa claro;
- barriga lisa (uma exceção só é possível se estivermos falando de uma mulher com caviar).
Se você comprar a carcaça inteira, lembre-se de que o peso ideal de um salmão rosa adulto é de 800 g.
Para assar em molho cremoso, você também pode comprar peixe já eviscerado, sem cabeça ou cabeça, ou pedaços de filé picados. Neste último caso, o processo de preparação preliminar do produto levará muito menos tempo e esforço, e o risco de encontrar produtos estragados é muito menor.
Receitas de creme de salmão
Toda boa dona-de-casa do arsenal provavelmente tem sua própria opção de cozinhar peixe vermelho com molho cremoso. Para aqueles que não conseguiram um ou querem experimentar tentando algo novo, duas receitas interessantes são selecionadas abaixo: em um caso, é suposto fritar salmão rosa e depois ferver em uma panela, no segundo - assar no forno.
Na panela
430-40 minutos
champignon (grande)
4-5 unid.
creme com um teor de gordura de pelo menos 20%
200 ml
endro, salsa, coentro
2-3 ramos de cada
ervas secas a gosto
2-3 colheres de chá
pimenta do reino
20 g
sal grosso do mar
1 pitada
Valor nutricional por 100 g:
- Prepare uma marinada seca misturando sal, pimenta e especiarias.
- Corte o salmão rosa em porções. Enrole cada pedaço de peixe por todos os lados em uma mistura de especiarias e especiarias.
- Polvilhe o filé com óleo vegetal e massageie um pouco para que os temperos sejam distribuídos uniformemente na superfície e impregne melhor a polpa. Deixe por 10 minutos.
- Enquanto o peixe está em conserva, os vegetais podem ser preparados. Descasque as cebolas e as cenouras, lave a berinjela e os cogumelos. É melhor tomar cebola Kherson vermelha, seu sabor não é tão acentuado quanto o habitual de ouro, que será muito melhor em harmonia com o filé macio de salmão rosa.
- Corte as cenouras e a berinjela em tiras finas, corte as cebolas ao meio anel, os cogumelos em fatias pequenas.
- Pré-aqueça a panela, adicione 2/3 do restante do óleo vegetal, deixe aquecer bem.
- Coloque cenoura, berinjela, cogumelos e cebola no óleo fervente, misturando bem cada ingrediente com uma colher de pau ou espátula de plástico, antes de adicionar o próximo.
- Frite o grupo de vegetais até que esteja meio cozido. Enquanto cozinha, você pode adicionar um pouco de água, para que os legumes fiquem mais macios. Ao mesmo tempo, não deixe uma grande quantidade de líquido na panela; antes de colocar o peixe, deixe evaporar.
- Despeje o molho teriyaki na panela, misture bem e cozinhe em fogo baixo por 7-10 minutos até que os legumes estejam totalmente cozidos e retire do fogo.
- Despeje o óleo vegetal restante em uma panela limpa e bem aquecida e, quando aquecer, coloque pedaços de salmão rosa. Para cozinhar o peixe frito corretamente, é importante que haja espaço livre entre cada pedaço de filé ou carcaça na panela. Caso contrário, a temperatura na superfície da fritura cai e o peixe libera o suco, o que, por sua vez, causa dois problemas: primeiro, nenhuma crosta crocante se forma nas fatias e, em segundo lugar, o filé perde sua suculência, o que para o salmão rosa , cuja carne já está seca, é especialmente desagradável.
- Frite rapidamente o peixe de ambos os lados, literalmente alguns minutos em cada um. Gire o filé durante o processo de torrefação apenas uma vez e no exato momento em que a mesma crosta dourada se formar na superfície.
- Adicione cerca de 50 ml de água à panela e reduza o calor.
- Enquanto o peixe estiver cozido, pique o tomate em um pequeno cubo. Você pode pré-branquear um tomate e remover a casca, mas algumas donas de casa consideram essa manipulação neste prato absolutamente supérflua. Pique finamente as verduras.
- Adicione os pedaços de tomate ao peixe, misture bem, deixe o molho evaporar um pouco.
- Agora você pode encher o salmão rosa com creme. É importante garantir que o creme cubra todos os pedaços de filé da maneira mais uniforme possível. Você não precisa ferver e nem cozinhar esse molho, porque o creme pode enrolar, mas mesmo se isso não acontecer, o prato ficará gordinho e sem gosto. Basta fritar o peixe com creme por vários minutos, para que o molho engrosse levemente ou, como dizem os chefs profissionais, “arraste”.
- Prepare um saque. Coloque um travesseiro de legumes em molho teriyaki em um prato limpo, coloque uma fatia de salmão estufado em creme por cima, cubra o peixe com outra camada de legumes e, se desejar, coloque o segundo pedaço de filé.
- Decore com ervas frescas e rodelas de limão, se desejar.
Importante! Como a base do teriyaki é o molho de soja e, por sua vez, é bastante salgado, você precisa ter muito cuidado com o sal nesta receita.
Assado no forno com queijo
440 minutos
creme com um teor de gordura de 10%
200 ml
amido de batata ou milho
3-4 colheres de sopa. eu
salsa ou endro
5-10 ramos
óleo vegetal
1 colher de sopa. eu
pimenta do reino
1 colher de chá
Valor nutricional por 100 g:
- Cubra a assadeira com papel alumínio pré-lubrificado com óleo vegetal. Corte o salmão rosa em porções e coloque sobre uma folha em uma camada, tentando evitar espaço livre entre os pedaços de peixe.
- Polvilhe o filé com sal e pimenta, se desejar, pode ser massageado levemente para melhor distribuir os temperos na superfície. Corte o limão em duas metades e despeje o filé de peixe sobre o suco espremido na hora.
- Deixe o formulário repousar em temperatura ambiente por 15 a 20 minutos, para que o salmão rosa seja bem marinado.
- Enquanto o peixe estiver saturado com aromas, prepare o molho. Despeje o amido em um prato fundo e, cuidadosamente, em partes, adicione o creme, mexendo constantemente a mistura com um batedor.
- Para todas as receitas, um princípio fundamental se aplica: os componentes líquidos são despejados no seco, e não vice-versa. Dessa maneira, a mistura uniforme é garantida e os nódulos são eliminados. Pique as ervas finamente e adicione ao molho.
- Prepare migalhas de queijo. Para obter uma crosta deliciosa, é melhor esfregar o queijo em um ralador fino, mas se não houver muito tempo, você pode limitar-se a um grande. Despeje o salmão rosa com molho de natas para cobrir completamente o peixe e polvilhe com queijo ralado.
- Pré-aqueça o forno a 190 ° C. Outra regra culinária dourada é que todos os produtos de panificação devem ser colocados no forno somente depois que a temperatura chegar à temperatura indicada na receita. Aquecer o forno com o prato é um erro grave.
- Asse salmão rosa até ficar cozido. O tempo exato depende de muitos fatores, mas você deve se concentrar em 25 a 30 minutos. Um sinal de controle de que o prato pode ser servido à mesa será a aparência na superfície de uma crosta de queijo dourado e um aroma de tirar o fôlego que se espalha por toda a casa.
- Disponha o peixe acabado em pratos, opcionalmente, decore com verduras e limão. Pode ser servido como um prato autônomo ou complementado com um prato lateral. Nesta qualidade, o arroz é mais adequado, assim como as batatas - cozidas ou assadas.
Importante! De acordo com os padrões geralmente aceitos, os pratos de peixe prontos podem ser armazenados na geladeira por não mais de 36 horas, mas é melhor comer salmão rosa assado imediatamente antes de esfriar.
Receita de vídeo
Cozido no forno com humidade
Você sabe O salmão rosa vive em água salgada e aparece em água doce. Mas pegar esse peixe como vara de pescar no rio não funcionará: antes de desovar, a fêmea não come nada e, depois de desovar, morre depois de quinze minutos.
O salmão rosa em molho cremoso é sempre delicioso. Estragar esse prato é muito difícil, mesmo uma dona de casa jovem e completamente inexperiente vai lidar com sua preparação. A única condição que é obrigatória e não permite compromissos é o uso de produtos frescos e de alta qualidade. Antes de tudo, o acima se aplica ao próprio peixe e à nata.